Lisboa contraria Europa e recua após semana de ganhos

A bolsa nacional contrariava as praças europeias e recuava ligeiramente, numa semana em que ainda só viu ganhos. Galp pressionava e a família EDP travava as perdas.

A bolsa de Lisboa abriu em queda, contrariando a generalidade das congéneres europeias, que seguiam a valorizar. Numa semana em que o índice nacional ainda só viu ganhos, estava a ser, sobretudo, conduzido pelo setor energético, com a petrolífera Galp Energia a pressionar e a EDP a aliviar as perdas.

Neste contexto, o Stoxx 600 abriu com um avanço de 0,09%, enquanto o PSI-20 seguia com perdas ligeiras, na ordem dos 0,10%. A provocar o recuo estava a Galp Energia, que caía 0,31% para 15,87 euros cada ação, num dia em que o petróleo valorizava nos mercados internacionais: em Londres, o barril negociava-se a 63,64 dólares, uma subida intradiária de 0,13%.

Ao mesmo tempo, a queda de 0,63% nas ações da Altri, para 5,17%, ajudavam no recuo do índice nacional. A travar as perdas estava a família EDP. A energética nacional avançava 0,10% para 2,93 euros, enquanto a EDP Renováveis avançava 0,22% para 6,945

Nota ainda para as ações da REN, cuja cotação estava sob a natural influência da cotação dos direitos de subscrição do novo aumento de capital, títulos que começaram a negociar na bolsa esta quinta-feira. Enquanto a empresa desvalorizava 0,04% para 2,488 euros, os direitos seguiam inalterados nos 15,1 cêntimos.

Contas feitas, cada nova ação da REN estava a custar 2,481 euros, um valor ligeiramente inferior ao valor das ações da empresa no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria Europa e recua após semana de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião