PME da Zona Euro com crescimento recorde nos lucros
Desde a crise financeira que não se verificava um crescimento generalizado dos lucros das PME da Zona Euro, nota o Banco Central Europeu.
As pequenas e médias empresas (PME) estão a crescer nos lucros. O Banco Central Europeu registou uma subida de 5%, um recorde desde que o primeiro levantamento foi feito, em 2009. O acesso ao financiamento é o que menos preocupa estas empresas, que esperam um contínuo alívio neste âmbito.
Há menos microempresas a apresentarem uma redução nos lucros e mais que reportam um crescimento nesta frente. Assim, a Zona Euro consegue um aumento de 5% nos resultados líquidos das PME, informa o Banco Central Europeu no Inquérito ao Acesso a Financiamento às empresas na Zona Euro, que analisa o período entre abril e setembro de 2017. “As PME continuaram a atribuir os desenvolvimentos favoráveis na disponibilidade de financiamento externo a melhorias na vontade dos bancos de concederem crédito“, lê-se no relatório.
As PME continuaram a atribuir os desenvolvimentos favoráveis na disponibilidade de financiamento externo a melhorias na vontade dos bancos de concederem crédito.
No documento, as PME apontam uma maior disponibilidade de empréstimos bancários e crédito a descoberto (bank overdrafts), numa altura em que o apetite por esta última opção aumenta enquanto a necessidade de recorrer a empréstimos bancários se mantém inalterada. “A procura por financiamento externo aumentou moderadamente no período em análise“, comenta o banco central, e acrescenta: “As empresas da Zona Euro registaram melhorias nas condições de financiamento externo, o que apoia a expansão económica a decorrer.”
As condições atuais deixam espaço ao otimismo, com a instituição liderada por Mário Draghi a concluir que “as PME da Zona Euro esperam melhorias continuadas na disponibilidade de fontes internas e externas de financiamento“, olhando para o período dos seis meses que terminam em março de 2018.
Encontrar financiamento é mais fácil que encontrar mão-de-obra
O acesso a financiamento é o menor dos problemas nas pequenas e médias empresas, dizem as próprias. Mantêm no topo das preocupações encontrar clientes, embora encontrar os colaboradores com as qualificações certas seja o problema que mais tem agigantado nas empresas, com 23% das empresas a considerarem esta a maior dificuldade.
- Encontrar clientes (24%)
- Disponibilidade de mão-de-obra qualificada (23%)
- Competição (13%)
- Regulação (12%)
- Custo de produção (12%)
- Acesso a financiamento (8%)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PME da Zona Euro com crescimento recorde nos lucros
{{ noCommentsLabel }}