Trump acusa democratas de obstruírem a sua reforma fiscal

  • Lusa
  • 1 Dezembro 2017

“Os senadores republicanos estão a trabalhar duro para aprovar os maiores cortes de impostos na história do nosso país", diz Trump no Twitter.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou os democratas de “obstruírem” a sua reforma fiscal no Congresso norte-americano, controlado pelos republicanos, porque é “muito boa” e não lhe querem dar o mérito por isso.

Donald Trump dedicou as primeiras mensagens do dia na sua conta no Twitter à reforma fiscal que o Congresso está a debater e que propõe cortes de impostos a empresas e cidadãos.

“Os senadores republicanos estão a trabalhar duro para aprovar os maiores cortes de impostos na história do nosso país, o projeto está cada vez melhor. Esta é uma oportunidade única em uma geração”, disse Trump na sua conta no Twitter.

Trump acrescentou que “os democratas obstrucionistas estão a tentar bloqueá-lo porque (a proposta) é muito boa e não querem dar o crédito!”.

Os republicanos estão focados na aprovação de sua reforma fiscal, que este mês recebeu o voto favorável da Câmara dos Deputados.

A proposta agora está no Senado, onde os republicanos enfrentam mais dificuldades, pois têm uma maioria mais estreita do que na Câmara dos Deputados.

Os republicanos ocupam 52 dos 100 assentos no Senado, mas ainda não conseguiram os votos necessários, já que vários senadores do partido, como Bob Corker e Jeff Flake, não decidiram ainda as suas posições e podem juntar-se aos democratas, que pretendem bloquear a iniciativa.

Os senadores republicanos estão divididos em torno do conteúdo do projeto, já que Corker e Flake querem incluir medidas que impeçam o aumento no défice, enquanto o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, quer que a votação ocorra o mais rápido possível.

O Senado vai reunir-se novamente hoje e a votação poderá acontecer no final do dia.

Tanto Trump quanto a maioria republicana do Congresso querem registar antes do final do ano uma vitória legislativa que lhes permita recuperar das tentativas fracassadas de revogar, em várias ocasiões, a lei de saúde do ex-Presidente Barack Obama, conhecido como “Obamacare”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump acusa democratas de obstruírem a sua reforma fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião