Concorrência regista quase 200 denúncias no novo portal desde junho
Entre as denúncias estão casos de problemas contratuais ou de consumo, práticas comerciais abusivas, corrupção, publicidade enganosa, vendas com prejuízo, recusa de fornecimento ou cartéis.
O Portal de Denúncias, lançado pela Autoridade da Concorrência (AdC) em junho, registou desde então quase 200 denúncias sobre cartéis ou abusos de posição dominante, informa a AdC.
“Em cinco meses, desde o lançamento do portal, a 5 de junho de 2017, quase metade (45%) das denúncias feitas por cidadãos à AdC deram entrada pela nova plataforma”, revela à AdC, numa resposta à Lusa, que considerou terem sido atingidos os objetivos da criação do portal, facilitando a denúncia de ilícitos de concorrência e prestando informação sobre as práticas ilegais.
A Concorrência recebeu desde o início do ano cerca de 400 denúncias, das quais 45% deram entrada pelo novo portal, 35% por email e 19% por carta. Entre as denúncias estão casos de problemas contratuais ou de consumo, práticas comerciais abusivas, corrupção, publicidade enganosa, vendas com prejuízo, recusa de fornecimento ou cartéis.
Segundo a AdC, até à entrada em funcionamento do Portal de Denúncias, 68% das queixas chegavam via email, canal que viu nos últimos cinco meses a sua utilização reduzida para 35% do total. A Linha de Apoio ao Denunciante, lançada pela AdC no mesmo dia do novo portal, recebeu desde a sua criação, em 05 de junho, e até 22 de novembro, 17 chamadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concorrência regista quase 200 denúncias no novo portal desde junho
{{ noCommentsLabel }}