Balança de pagamentos europeia excedentária em 13,5 mil milhões
O excedente da balança comercial aumentou relativamente aos períodos anteriores, enquanto a balança de rendimentos continua deficitária.
A balança de pagamentos da União Europeia viu um excedente de 13,5 mil milhões de euros em agosto de 2016, uma subida relativamente ao mês anterior, quando tinha registado um excedente de 11,3 mil milhões, e também em comparação com o mês homólogo, agosto de 2015, quando o excedente era de 8,2 mil milhões de euros.
Os dados da balança de pagamentos da UE foram divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat, o instituto de estatísticas da União Europeia.
Em agosto, em comparação com julho de 2016 e após ter sido feito um ajuste para retirar as variações sazonais, o excedente nas transações de bens aumentou dois mil milhões de euros (de 9,7 para 11,7 mil milhões), e o excedente da balança comercial dos serviços aumentou também 0,9 mil milhões de euros (de 10,1 mil milhões para 11 mil milhões de euros).
O défice na balança de rendimentos primários (que se refere principalmente aos rendimentos vindos de empréstimos e investimentos) aumentou para 2,3 mil milhões de euros (tinha sido de 2,2 mil milhões em julho), assim como o défice dos rendimentos secundários (que destaca as transferências de pagamentos) que passou a ser 6,9 mil milhões, após ter sido de 6,3 mil milhões em julho.
O período de 12 meses que termina em agosto de 2016 registou assim um excedente cumulativo de 160,5 mil milhões de euros, destaca o Eurostat. No período de 12 meses que antecedera agosto de 2015, o total cumulativo tinha sido inferior: 149,6 mil milhões de euros.
O Eurostat destaca que estes dados são ainda provisórios, podendo vir a ser revistos com as estatísticas atualizadas dos países que compõem a União Europeia.
Editado por Mónica Silvares.
Sabia que…
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Balança de pagamentos europeia excedentária em 13,5 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}