S&P melhora outlook do Millennium BCP para “positivo”

A Standard & Poor's melhorou a perspetiva da notação do Millennium BCP, de "estável" para "positiva". Quantos aos outros bancos, a avaliação manteve-se quer em termos de rating, quer de outlook.

A agência de notação financeira Standard & Poor’s melhorou a perspetiva da notação atribuída ao Banco Comercial Português (BCP), de “estável” para “positiva”. Num comunicado, a agência de rating norte-americana justifica a decisão com o “clima macroeconómico benigno em Portugal”, que vai ajudar a rentabilidade dos bancos.

“O nosso outlook positivo do BCP reflete as nossas expectativas de que um melhor clima operacional doméstico vai ajudar o BCP a reduzir o seu grande portefólio de malparado”, sublinha a nota. “O outlook positivo do BCP indica que poderemos aumentar o nosso rating de longo prazo ao longo dos próximos 12 a 18 meses se anteciparmos que o clima macroeconómico benigno em Portugal vai ajudar os bancos a enfrentar os desafios pendentes”, indica a agência.

“Especificamente, antecipamos que o BCP vai reduzir o seu stock de crédito malparado acumulado durante a crise de forma a que os rácios de exposição ao malparado se aproximem de 12% no final de 2019″, refere a S&P. A agência analisou ainda o BPI e o Haitong, tendo deixado tudo inalterado — incluindo o outlook negativo sobre o Haitong que “reflete a possibilidade de um downgrade nos próximos 12 meses”.

A nossa visão mais positiva do setor bancário português reflete expectativas de que os bancos vão continuar a fazer bons progressos nos seus planos de reestruturação.

Standard & Poor's

Em comunicado

A S&P acredita, de qualquer forma, que os bancos portugueses vão ser capazes de restaurar a sua rentabilidade doméstica, reduzir a exposição ao malparado e as imparidades e melhorar o acesso ao financiamento externo. “A nossa visão mais positiva do setor bancário português reflete expectativas de que os bancos vão continuar a fazer bons progressos nos seus planos de reestruturação”, acrescenta.

A agência de notação financeira faz também nota da venda do Novo Banco ao fundo Lone Star: “A recente finalização da venda do Novo Banco ao Lone Star aliviou as nossas preocupações sobre implicações de uma de uma resolução ou liquidação do banco para a estabilidade geral da banca.”

(Notícia atualizada às 11h55 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P melhora outlook do Millennium BCP para “positivo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião