Ações do BCP a um cêntimo acabam esta sexta-feira

Papéis do BCP deixam para trás o rótulo de 'penny stock' esta sexta-feira com o 'reverse stock split'. Ainda vai a tempo de ajustar a sua carteira antes da fusão de ações do banco.

As ações do BCP na casa dos cêntimos acabam esta sexta-feira. O banco vai proceder ao agrupamento de 75 títulos num só na próxima segunda-feira, dia 24. Depois da operação de fusão, cada ação vai passar a ser cotada a um novo preço — acima de 1,30 euros, assumindo que a cotação de fecho desta quinta-feira não se alterará muito ao longo desta sessão.

O que deve saber sobre esta operação antes de terminar o dia?

  • Até cerca das 16h30, hora em que a bolsa portuguesa fecha, vai poder ajustar os seus lotes de ação do BCP se quiser evitar que “sobrem” ações após a operação de reverse stock slip. Assim, ao longo da sessão, pode fazer o acerto dos seus lotes de ações, através da compra ou venda, para a obtenção de um número total de títulos detidos que seja múltiplo de 75;
  • Porém, caso mantenha um lote de ação que não permita a conversão num novo título no final do dia, não se preocupe. O banco já se comprometeu a pagar uma contrapartida de 2,57 cêntimos por cada título sobrante, prevendo fazer esse liquidação junto do acionista até 8 de novembro — a data de pagamento está também dependente dos intermediários junto dos quais os acionistas tenham registadas as suas ações;
  • Não vai ter qualquer encargo decorrente do processo deste agrupamento de ações. Os custos inerentes à transmissão que onerariam os acionistas numa situação normal serão, nesta operação, assumidos na totalidade do BCP;
  • Concretizada a fusão, o seu lote de ações do BCP vai emagrecer sem, contudo, perder qualquer valor que decorra da operação.

O agrupamento de ações acontece num momento particularmente sensível na vida da instituição liderada por Nuno Amado. Esta fusão de títulos vem responder a uma exigência do grupo chinês Fosun para integrar o capital do banco português. Mas mais duas condições impostas pelos chineses estão mais perto de serem cumpridas: o aumento do limite de votos para 30% e o alargamento do número de administradores do BCP, duas propostas que vão ser votadas pelos acionistas do banco numa assembleia geral que está marcada para 9 de novembro.

Neste momento, o grupo chinês dono da Fidelidade e da Luz Saúde está a negociar com a comissão executiva do BCP a concretização da compra de 16,7% do capital do banco português, podendo vir a aumentar a sua posição no futuro.

É neste ambiente de enorme expectativa quanto à entrada do novo acionista que as ações renovaram esta quinta-feira máximos de mais de um mês, perto dos 1,8 cêntimos. O que vai acontecer a seguir?

Evolução das ações do BCP no último mês

Fonte: Bloomberg
Fonte: Bloomberg (valores em euros)

Embora as recentes valorizações dos títulos possam sugerir uma tendência de subida mais sustentada, incerteza foi a palavra que os analistas do Caixa Banco de Investimento usaram para suspender a cobertura das ações do banco. “Tendo em consideração a elevada incerteza associada à tese de investimento no BCP decidimos colocar a nossa recomendação em “Rating suspended”, justificou o banco de investimento.

“Manteremos a análise regular das notícias e factos a ele associados enquanto a nossa avaliação se encontrar sob revisão”, refere o CaixaBI em relação ao acompanhamento que, entretanto, pretende continuar a fazer do título. “Atualizaremos o nosso preço-alvo e recomendação assim que tenhamos mais visibilidade sobre a tese de investimento no BCP”, esclarece ainda o banco de investimento.

"Tendo em consideração a elevada incerteza associada à tese de investimento no BCP decidimos colocar a nossa recomendação em ‘Rating suspended’. (…) Atualizaremos o nosso preço-alvo e recomendação assim que tenhamos mais visibilidade sobre a tese de investimento no BCP”, esclarece ainda o banco de investimento.”

Caixa BI

Também a casa de investimento Haitong preferiu manter-se “neutra” em relação aos títulos do BCP. Para os analistas do Haitong, o reverse stock split não muda a avaliação que fazem do banco, que mantém o preço-alvo de 0,02 euros e a recomendação neutra para os títulos do BCP. A opinião do banco de investimento é de que este processo é neutral para o BCP.

“O reverse stock split é apenas um ajustamento técnico do número de ações de uma determinada companhia. Não tem qualquer impacto na nossa avaliação de toda a companhia. Baseado no preço de fecho de ontem, o preço da ação após o reverse stock split será 1,125 euros por ação, valor que compara com a nossa avaliação justa proforma de 1,5 euros por ação”, afirmou o Haitong.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações do BCP a um cêntimo acabam esta sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião