Parlamento Europeu vai recomendar avanço nas negociações com Londres

  • Lusa
  • 8 Dezembro 2017

“Vamos recomendar a passagem para a segunda fase das negociações na resolução da próxima semana”, disse o coordenador do Parlamento Europeu para o Brexit, Guy Verhofstadt.

O coordenador do Parlamento Europeu (PE) para o Brexit, Guy Verhofstadt, anunciou esta sexta-feira que a resolução sobre o ‘Brexit’ a votar na próxima semana acompanha a da Comissão Europeia na recomendação da passagem à segunda fase negocial com Londres.

“Vamos recomendar a passagem para a segunda fase das negociações na resolução da próxima semana”, disse Verhofstadt, em conferência de imprensa, em Bruxelas, mas sublinhou que há questões em que são necessários mais esclarecimentos, como a vinculação das decisões do Tribunal de Justiça da UE.

Em fevereiro, o PE apresentará uma nova resolução, mais detalhada, sobre as negociações do ‘Brexit’.

A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira que chegou a um “acordo equilibrado” com o Reino Unido sobre os termos do ‘divórcio’ entre as partes e decidiu recomendar aos Estados-membros que se passe à segunda fase das negociações, sobre as futuras relações. Segundo Bruxelas, foram efetuados “progressos suficientes” nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido. O acordo terá que ser aprovado pelo PE e pelo Conselho Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu vai recomendar avanço nas negociações com Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião