Ferro Rodrigues na tomada de posse da ERC: “Órgãos externos da AR devem estar em pleno funcionamento”

Ferro Rodrigues disse, na cerimónia de tomada de posse dos novos membros da ERC, que "todas as divergências políticas são legítimas, mas toda a lealdade institucional é devida".

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, disse esta quinta-feira que “todas as divergências políticas são legítimas” mas alertou que “toda a lealdade institucional é devida”. Declarações proferidas na tomada de posse do novo conselho regulador da ERC, que surge mais de um ano depois do fim do anterior mandato.

A falta de acordo entre PS e PSD ditou que só agora possam tomar posse os cinco novos membros que vão encabeçar o regulador dos media nos próximos anos. Por isso, Ferro Rodrigues foi perentório: “Os órgãos externos da Assembleia da República devem estar em pleno funcionamento.” Note-se que a ERC esteve reduzida a três membros durante a maior parte deste ano, numa altura em que teve de se pronunciar sobre a compra da TVI, um negócio de peso no setor.

“A democracia pressupõe um regime de separação de poderes, de respeito pelas minorias e pluralismo e transparência na comunicação social. São condições de credibilidade na missão de informar”, sublinhou Ferro Rodrigues. E acrescentou: “Vivemos tempos desafiantes para a comunicação social, para a profissão de jornalista e para a imprensa em geral. A informação online e as redes sociais parecem estar a ganhar terreno e isso muda toda a lógica de produção da notícia, do exercício da profissão e do mercado da publicidade.”

Posto isto, o líder do Parlamento reiterou: “Não está escrito em lado nenhum que o jornalismo não tenha futuro.” Concluiu, reconhecendo o problema das fake news como um desafio para o setor dos media, mas afirmando não gostar do termo porque, “se são falsas, não são notícias”. O novo conselho regulador da ERC passará a ser presidido por Sebastião Póvoas e contará ainda com os nomes de Francisco de Azevedo e Silva, João Pedro Figueiredo, Maria Lima e Mário Mesquita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro Rodrigues na tomada de posse da ERC: “Órgãos externos da AR devem estar em pleno funcionamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião