Galamba sobre Centeno no Eurogrupo: “Mostrámos que é possível implementar uma alternativa política”

  • ECO
  • 22 Dezembro 2017

O deputado socialista admite que tem ambições políticas, nomeadamente participando no Governo como secretário de Estado ou ministro. "Mas tenho muito tempo para isso", avança.

O deputado socialista João Galamba mostra-se satisfeito com a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo e entende que ficou demonstrado que “é possível implementar uma alternativa política”.

Galamba admite que sentiu um gozo especial com a eleição de Centeno, “mas é um gozo com substância: porque mostrámos que é possível implementar uma alternativa política”. Acrescenta ainda que “Mário Centeno será presidente em determinadas circunstâncias e não outras”. “Se me perguntassem se gostava de ver o ministro das Finanças de um governo de esquerda apoiado pelo BE e pelo PCP como presidente do Eurogrupo com os debates que ocorriam na zona euro em 2010, 2011 ou 2012, diria não. Seria claramente incompatível com a política protagonizada por este governo e defendida por esta maioria. Mas o contexto é outro, os debates são outros e o consenso europeu é outro”, avança o socialista em entrevista ao semanário Expresso, que será publicada sábado na íntegra.

O socialista recusa o rótulo de trauliteiro e admite que já se arrependeu de algumas coisas que disse em debates mais acesos. Na primeira versão desta entrevista, publicada esta sexta-feira [acesso pago], Galamba recorda o momento em que pediu desculpas ao então ministro das Finanças Vítor Gaspar no início da audição seguinte. Assume ainda que tem “vindo a moderar-se mais ultimamente”.

O deputado socialista admite ainda que tem ambições políticas, nomeadamente participando no Governo como secretário de Estado ou ministro. “Neste momento tenho ambições de fazer bem o meu trabalho, que é muito importante, enquanto deputado. Sobretudo numa legislatura como esta, com a importância que o Parlamento tem na negociação à esquerda. Dou muito valor à função que desempenho hoje. Mas obviamente que tenho pretensões a um dia participar num Governo, como secretário de Estado ou ministro. Mas tenho muito tempo para isso. Agora estou concentrado nas minhas funções”, diz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba sobre Centeno no Eurogrupo: “Mostrámos que é possível implementar uma alternativa política”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião