Portugal Ventures investiu 7,8 milhões em 2017
Gestora de capital de risco investiu menos 3,8 milhões de euros em novas participadas do que no ano passado. E menos 9,1 milhões do que em 2015, o ano de maior investimento.
A Portugal Ventures, gestora de capital de risco nacional, investiu 7,8 milhões de euros em 2017, anunciou a instituição na newsletter em inglês enviada aos subscritores. De acordo com os dados divulgados, dos 7,8 milhões, 2,3 foram em seis novas participadas [tal como Celso Guedes de Carvalho tinha avançado em entrevista ao ECO] e os restantes 5,5 milhões, em dez reinvestimentos.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2017/11/investimento_portugal-ventures-01.png)
A Portugal Ventures é a maior gestora de fundos de capital de risco em Portugal: tem 18 fundos sob gestão no valor de 280 milhões de euros. No entanto, como explicou Celso Guedes de Carvalho ao ECO, por falta de liquidez o investimento tem sido reduzido ao longo dos últimos anos. “Autolimitamo-nos nas decisões de investimento que fazemos e, por isso, passou a ser obrigatório em rondas seed — seed extension — o coinvestimento”, disse, em entrevista ao ECO.
De entre as participadas, destacam-se três áreas específicas de atividade: tecnologia (51), life sciences (15) e turismo (7). A segunda área, segundo contou Guedes de Carvalho, é uma das áreas-chave do investimento da Portugal Ventures nos próximos anos. “Se quiseres um fundo de life sciences, há todo o interesse de o fazer com privados porque há muitos a querer investir nessas áreas”, disse na altura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal Ventures investiu 7,8 milhões em 2017
{{ noCommentsLabel }}