Rio derrota Santana, mas é esmagado por Costa

  • ECO
  • 12 Janeiro 2018

Rui Rio parecer ser o vencedor claro das eleições diretas do PSD, que acontecem este sábado. No caso das legislativas, o portuense continua longe de António Costa.

O desfecho das eleições diretas do partido social-democrata parece claro. Rui Rio é o favorito a vencer a corrida marcada para este sábado, segundo uma sondagem feita pela Aximage para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios. Apesar de conquistar o voto de confiança dos inquiridos no que diz respeito à presidência do PSD, o autarca do Porto não consegue reunir o apoio necessário para vencer António Costa, nas eleições legislativas.

Dos 600 entrevistados para a pesquisa, 69% consideram que Rui Rio será um melhor presidente para o partido, face aos 22,5% que escolhem Santana Lopes para o cargo. A folga diminui, no entanto, quando se consideram apenas os inquiridos que se dizem inclinados a votar laranja, em caso de legislativas: 60,4% dizem, neste caso, decidir-se pelo portuense, crescendo o apoio ao antigo presidente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para 37,1%.

A popularidade de Rui Rio não resiste, no entanto, perante o primeiro-ministro. No caso das eleições legislativas, entre o autarca e António Costa, os entrevistados dizem pretender escolher o último — que recolhe 55,7% das intenções votos — conseguindo o primeiro apenas o apoio de 33% dos inquiridos. Embora seja negativo para Rio, esse resultado revela uma ligeira recuperação do autarca e uma descida do atual chefe do Executivo face ao último mês do ano passado. Por outro lado, Santana reúne ainda menos suporte frente a António Costa do que Rui Rio, arrecadando apenas 19% das intenções de voto. Neste caso, 71% dos entrevistados avança que escolheria o socialista.

Quanto aos inquiridos que se dizem inclinados a votar no PSD, na corrida legislativa, 75,6% das intenções de voto vão para Rio, que vence a Costa (que consegue apoio apenas de 7,8% dos entrevistados). Neste cenário, o portuense ganha a Costa, mas Santana mantém-se derrotado: conquista o voto de confiança de 29,8% dos membros da amostra contra os 75,6% de Costa.

Esta sondagem foi realizada a 6 e 9 de janeiro, pelo que os entrevistados não puderem ponderar as suas escolhas com base nos debates mais recentes entre Rio e Santana na TVI e na TSF. À data, apenas um dos encontros tinha sido realizado (na RTP) e tinha sido o último o escolhido pelos analistas como vencedor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio derrota Santana, mas é esmagado por Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião