Airbus poderá deixar de fabricar A380 se não receber novas encomendas

  • Lusa
  • 15 Janeiro 2018

O programa do A380 está dependente de a transportadora de a Airbus receber ou não uma nova encomenda por parte da Emirates anunciou a fabricante de aviões europeia.

O construtor europeu de aviões Airbus terá que parar o programa do A380 se a transportadora Emirates não fizer uma nova encomenda, anunciou esta segunda-feira o diretor comercial, John Leahy.

“Muito honestamente, se não chegarmos a um acordo com a Emirates”, o principal cliente do gigante dos céus, “não haverá outra escolha senão parar o programa”, respondeu Leahy, ao ser questionado sobre o futuro do aparelho, sem encomendas há dois anos, durante a apresentação do balanço comercial do grupo em 2017.

“Continuamos a negociar com a Emirates, mas honestamente eles são provavelmente, neste momento, os únicos em condições no mercado a encomendar um mínimo de seis (aviões) por um ano por um período de oito a dez anos”, acrescentou, sublinhando “estar confiante” na possibilidade de chegar a acordo com a companhia do Golfo.

O construtor, que reduziu progressivamente o ritmo de construção daquele aparelho, espera uma encomenda em novembro, durante o salão aeronaútico no Dubai. Mas a transportadora, que em 2017 recebeu o 10.º A380, anunciou já uma encomenda de 40 Boeing 787-100.

Fabrice Bregier, o “número dois” do grupo, manifestou também o seu otimismo.

“A trajetória será de atrasar” a produção do A380 com 12 aparelhos entregues em 2018, disse o responsável, confirmando que o fabricante conta baixar este ritmo a “seis aviões por ano”.

“O desafio vai ser manter pelo menos este nível nos próximos anos, antes da substituição dos A380 (em serviço) e de novos mercados potenciais”, disse.

A Airbus quer prolongar a vida do projeto A380, o maior avião comercial do mundo. Desde que foi lançado, em 2007 e até ao final 2017, a Airbus recebeu 317 encomendas e entregou 221 aeronaves. A Emirates Airlines tem a maior frota de A380, com 142 pedidos e 101 aeronaves já entregues.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbus poderá deixar de fabricar A380 se não receber novas encomendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião