Avaliação bancária volta a aumentar em setembro

Valor médio da avaliação bancária aumentou pelo sexto mês consecutivo e já está nos 1076 euros por metro quadrado.

O valor médio da avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, voltou a aumentar em setembro, pelo sexto mês consecutivo. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor aumentou 0,3% em setembro, face a agosto, atingindo os 1076 euros por metro quadrado, mais três euros por metro quadrado do que em agosto. Em relação a setembro do ano passado, o valor representa um aumento de 3,6%.

O encarecimento das casas verificou-se por todo o país, à exceção dos Açores e do Algarve, com destaque para o Norte e para a Área Metropolitana de Lisboa, que viram o valor da avaliação bancária aumentar 4,7% e 2,6%, respetivamente, para 950 euros e 1306 euros por metro quadrado.

Na categoria de apartamentos, a média nacional fixou-se em 1123 euros por metro quadrado, um aumento de 0,5% face a agosto e de 3% face a setembro do ano passado. Já nas moradias, o valor médio da avaliação bancária situou-se nos 1001 euros por metro quadrado, mais 0,2% do que em agosto e mais 4,5% do que no mesmo mês do ano passado.

O valor médio da avaliação bancária serve de referência para as condições de financiamento definidas pelos bancos, como os spreads. Este indicador tem vindo a aumentar desde há seis meses consecutivos e está, neste momento, no valor mais elevado desde dezembro de 2011.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária volta a aumentar em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião