Bolsa lisboeta com ganhos ligeiros acompanhando Europa

  • Marta Santos Silva
  • 26 Janeiro 2018

As perdas da Sonae pesaram no PSI-20, que fechou a semana com ganhos modestos. As principais bolsas europeias registaram a mesma tendência de leve subida, mesmo após o discurso de Draghi.

A bolsa lisboeta terminou a semana com ganhos ligeiros, numa tendência generalizada nas principais praças europeias, que não mostraram uma reação profunda às declarações do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, que se mantiveram na mesma linha das suas últimas intervenções.

Em Portugal, o índice de referência PSI-20 fixou-se nos 5.766,67 euros, uma subida de 0,03% relativamente ao dia anterior. O principal peso nos ganhos foi a Sonae, que perdeu 1,7% esta sexta-feira. A retalhista tinha apresentado bons resultados preliminares das vendas de 2017, o que a levou a disparar 5% na quinta-feira, o que faz com que esta sexta seja um dia de correção, que deixou as ações da empresa nos 1,29 euros.

A ganhar, embora pouco, estiveram os CTT, a EDP e a Nos, embora também tenha havido outras grandes perdas. A Galp, por exemplo, deu por si a cair 1,22%, para os 16,35 euros. Também a Altri perdeu mais de 1% nesta sessão, fixando-se nos 5,02 euros por ação.

O euro continua em tendência de subida mas já ligeiramente abaixo da barreira dos 1,25 dólares. João Travassos, trader da Orey Trade que falou à Reuters, afirmou que “o fórum económico de Davos está a mexer com o mercado cambial”, especialmente no que toca ao euro e ao dólar: “O dólar tem caído bastante e, no lado oposto, o euro tem apreciado. Donald Trump já veio dizer que esta situação se alterará”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa lisboeta com ganhos ligeiros acompanhando Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião