Hoje nas notícias: Partex, Imposto Coca-Cola e Lex

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Fevereiro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os resultados aquém do esperado do Euromilhões e do Imposto Coca-Cola marcam o dia. Destaque ainda para o encaixe de 500 milhões esperado pela Gulbenkian com a venda da Partex.

Gulbenkian poderá encaixar 500 milhões com a venda da Partex

A venda da Partex por parte da Fundação Calouste Gulbenkian poderá significar um encaixe de 500 milhões de euros, sendo que as participações reunidas na mesma totalizavam os 495 milhões de euros em 2016. O negócio com os chineses da CEFC China Energy está longe de estar fechado, e só irá avançar se a Partex mantiver António Costa Silva na liderança. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Euromilhões rendeu menos aos portugueses em 2017

Em 2017, os portugueses revelaram-se pouco certeiros nos palpites do Euromilhões, já que foram apenas três os boletins que conquistaram um primeiro prémio. Contas feitas, foi um total de 134 milhões de euros que rumou a Portugal, e que ficou bem atrás dos anos passados. Em 2014 os portugueses conseguiram 214,9 milhões, em 2015 foram 319,9 milhões e em 2016 219,3 milhões de euros. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).

Estrangeiros têm cada vez mais peso na I Liga

São já cinco os clubes da principal liga de futebol nacional com maioria do capital estrangeiro. As SAD — Sociedades Anónimas Desportivas — do Desportivo de Aves, do Estoril, do Feirense, do Portimonense e do Vitória de Guimarães estão já nas mãos de estrangeiros, sendo que com o processo de passagem de três clubes de SDUQ — Sociedade Unidesportiva Unipessoal por Quotas — a SAD, irão juntar-se mais três. O Rio Ave terá já acordo com a Fosun, o Tondela com o empresário Lizhang Jiang e o Moreirense está à procura de interessados. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Imposto Coca-Cola rende menos que o esperado

O imposto sobre os refrigerantes que entrou em vigor em fevereiro rendeu ao Estado 69,6 milhões de euros, um valor que fica dez milhões aquém do objetivo apontado pelas contas do Ministério das Finanças. No Orçamento do Estado para 2017, a previsão atingia os 80 milhões de euros, sendo que, segundo o gabinete de Mário Centeno, os valores atingidos são “os valores reais cobrados líquidos (deduzidos de reembolsos e de transferências para as regiões autónomas) “. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

José Veiga e Paulo Santana Lopes forneceram indícios na Operaçao Lex

Uma parte dos indícios reunidos pelo Ministério Público no âmbito da Operação Lex terão sido fornecidos por José Veiga, empresário e antigo futebolista, e por Paulo Santana Lopes, irmão do social-democrata Pedro Santana Lopes. Ambos foram interrogados em 2016 no âmbito da Operação Rota do Atlântico que originou depois o processo que envolve Rui Rangel, Luís Filipe Vieira e Álvaro Sobrinho. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Partex, Imposto Coca-Cola e Lex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião