Inflação na Zona Euro abranda. BCE mantém discurso

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2018

O crescimento de preços na Zona Euro de desceu de 1,4% em dezembro para 1,3% em janeiro. Este abrandamento pode condicionar política do BCE.

O crescimento dos preços na Zona Euro abrandou em janeiro para os 1,3% abaixo dos 1,4% registado em dezembro passado e, bastante abaixo do valor de 1,8% registado em janeiro de 2017, revela o Eurostat esta sexta-feira. Já na União Europeia (UE) a inflação atingiu os 1,6%, um valor também mais baixo do que o registado no período homólogo do ano anterior (1,7%).

Este abrandamento do índice de preços ao consumidor é um revés à pretensão do Banco Central Europeu de pôr fim aos estímulos à Zona Euro. De resto, o BCE já na reunião de janeiro deixou tudo na mesma no que diz respeito ao rumo da política monetária, frisando que uma mudança do discurso é demasiado “prematura”, apesar de Draghi estar convencido que a inflação caminha no rumo certo.

As taxas mais baixas foram registadas no Chipre (-1,5%), Grécia (0,2%) e Irlanda (0,3%). Já os valores mais altos registaram-se na Lituânia e na Estónia, ambas com 3,6% e na Roménia 3,4%.

Já em Portugal, a taxa de inflação caiu em janeiro para os 1,1%, que compara com o 1,6% registado em dezembro passado.

Comparativamente a dezembro de 2017, a inflação caiu em 21 estados-membros, permaneceu estável num e subiu em seis.

Olhando para as principais componentes da inflação da Zona Euro, os maiores contributos vieram do setor dos serviços (0,56 pontos percentuais), seguida pelos alimentos, álcool e tabaco 80,39 pontos percentuais) e energia (0,22 pontos percentuais).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro abranda. BCE mantém discurso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião