Revista de Imprensa Internacional

O dia é marcado pelos bons resultados das energéticas espanholas, Repsol e Endesa. Já no mercado das moedas virtuais, o criador da bitcoin enfrenta um processo de dez mil milhões de dólares.

As energéticas espanholas destacam-se pelos resultados positivos: Repsol bate um recorde de seis anos e Endesa aumenta os dividendos distribuídos pelos investidores. O criador da bitcoin enfrenta os tribunais, acusado de se apropriar indevidamente de propriedade intelectual e de criptomoedas. Do outro lado do Atlântico, os EUA acusam a China de dumping na venda de folha de alumínio. No Brasil, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso mostra-se preocupado com a possibilidade de os militares ganharem mais relevância no poder.

Expansión

Repsol apresenta o melhor resultado em seis anos

A Repsol lucrou 2,1 mil milhões de euros em 2017, um resultado 22% superior ao registado em 2016. O aumento dos preços do crude e do gás que se fez sentir desde o verão passado beneficiou as contas da petrolífera. A área de Exploração e Produção destacou-se, multiplicando por doze os resultados do exercício anterior, atingindo os 632 milhões de euros. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/ conteúdo em espanhol)

Expansión

Endesa aumenta dividendos em 4%

Os resultados da Endesa, acima das metas, trouxeram uma surpresa aos investidores: o dividendo da energética espanhola vai engordar 4%. Os lucros cresceram na mesma medida — 4% — em comparação com o ano anterior, batendo os próprios objetivos apesar do cenário de alta volatilidade no mercado da energia, que tem sido afetado sobretudo pela seca. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/ conteúdo em espanhol)

The Guardian

Criador da bitcoin enfrenta processo de dez mil milhões de dólares

Craig Wright, o criador da bitcoin, foi processado em dez mil milhões de euros pela família de um programador (já falecido), por alegadamente se ter apropriado indevidamente de bitcoins e de propriedade intelectual. Apesar de não ser claro se terá criado a criptomoeda em parceria com o programador, Dave Kleiman, “é inegável que estiveram ambos envolvidos desde o início, e que acumularam uma grande quantia entre 2009 e 2013”, diz a acusação.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/ conteúdo em inglês)

Reuters

EUA acusam China de dumping na exportação de alumínio

O Departamento do Comércio norte-americano determinou que as importações de folha de alumínio provenientes da China estão a ser vendidas em solo americano por um preço inferior ao custo de produção, prática comummente designada por dumping. Isto tornou-se possível graças aos subsídios concedidos pelo Governo chinês, acusa a maior economia do mundo. A China acusa, por seu turno, os Estados Unidos de violarem as regras da Organização Mundial de Comércio. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em inglês)

Valor Econômico

Falta de fé no Governo? Militares podem chegar-se à frente, diz ex-presidente

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República no Brasil, afirmou que “quando falta crença nos partidos civis apela-se para instituições que têm uma hierarquia”. Relembrou o período no qual esteve em exílio e garantiu que, durante o seu Governo, “não foi fácil” criar o Ministério da Defesa e colocar um civil como ministro”.

Leia a notícia completa no Valor Econômico (acesso livre/ conteúdo em português)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de Imprensa Internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião