Rio alerta que “a economia já está a definhar”

  • Marta Santos Silva
  • 1 Março 2018

Rui Rio garantiu que pode fazer oposição mesmo contra um Governo cujos indicadores económicos são positivos, porque existem outros temas importantes, da saúde à educação, onde há melhorias a fazer.

Na Bolsa de Turismo de Lisboa, Rui Rio garantiu que consegue ser o líder de um partido da oposição mesmo numa altura em que os indicadores económicos têm apresentado resultados positivos, como foi o caso do PIB e do desemprego divulgados ontem. Aos jornalistas, em declarações transmitidas pela RTP3, afirmou: “Não foi deixar de conseguir fazer oposição porque alguns indicadores económicos estão bem”, argumentando até que “a economia já está a definhar”.

Para Rui Rio, o novo líder do PSD, o trabalho da oposição é pedir melhorias nos campos onde elas são necessárias, como é o caso da Saúde ou da Educação, assinalou. Mesmo que seja economista, e tenha por isso tendência para se focar nesse campo, afirmou até que “a economia não está a correr tão bem assim”. A economia “está a crescer cada vez menos, já está a definhar”, acrescentou.

Aproveitou ainda para mencionar, por estar na Bolsa de Turismo de Lisboa, que o país não deve estar apenas dependente do turismo, “de um só setor”, para o seu crescimento e avanço.

Estreia de Negrão no debate quinzenal foi positiva

Questionado sobre a estreia do novo líder parlamentar do PSD no debate quinzenal desta quarta-feira, Rui Rio afirmou ter gostado, não só do desempenho de Fernando Negrão mas também “do debate como um todo”. Para o líder do PSD, os debates quinzenais “têm de ser mais calmos”, porque a exaltação descredibiliza o Parlamento perante a população, e o tom de Negrão teve um papel em produzir esse resultado.

“O debate de ontem, com o tom de Fernando Negrão, teve um cariz diferente, melhor”, declarou Rio aos jornalistas. “O Parlamento sai reforçado quando assim é, para o povo é mais credibilizador”.

O novo presidente do PSD foi também confrontado com o tema dos deputados do grupo parlamentar do PSD que não concordam com a sua liderança. “Não posso obrigar a colaborar aqueles que não querem colaborar”, disse o presidente do partido. Mas deveriam rescindir o seu mandato? “A consciência deles é que o dirá”, respondeu.

“Eu também fui deputado, e não estive sempre de acordo com tudo”, completou Rui Rio. Por isso, dependerá da forma como os deputados do PSD que se opõem à sua liderança sentem essa discordância — pode ser mais ou menos intensa, afirmou o líder do partido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio alerta que “a economia já está a definhar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião