PLMJ conduz a vitoria junto do Tribunal de Justiça da UE com impacto no IVA da atividade imobiliária

PLMJ conduz a vitória junto do Tribunal de Justiça da UE com grande impacto no regime do IVA da atividade imobiliária. A equipa foi liderada por João Magalhães Ramalho, Serena Neto e Sara Estima.

Foi ontem publicado o acórdão do Tribunal de Justiça da UE o qual veio determinar que a obrigação de devolução do IVA nas operações imobiliárias é ilegal à luz das normas da União Europeia.

Desde a entrada em vigor, em 2007, do regime da renúncia à isenção do IVA nas operações imobiliárias, a Administração Tributária sempre sustentou o entendimento de que, os operadores imobiliários de espaços comerciais estavam obrigados a devolver ao Estado a parcela do IVA deduzido e ainda sujeito ao período de regularização, sempre que os imóveis estivessem devolutos por mais de dois anos (prazo entretanto alargado a cinco anos). Tal entendimento, pelas implicações financeiras que acarretava, sempre foi considerado desproporcionado, em especial nos anos de maior crise no setor.

Em face da decisão agora adotada, abre-se a possibilidade de os operadores imobiliários poderem vir a recuperar, nos prazos admitidos por lei, o IVA que tenham entretanto devolvido nas circunstâncias descritas.

A equipa de PLMJ Fiscal que patrocinou o caso foi liderada pelos sócios João Magalhães Ramalho, Serena Cabrita Neto e Sara Estima Martins, tendo contado ainda com a colaboração dos advogados Priscila Santos, Filipe Abreu e Darcília Matos.

Para Serena Cabrita Neto “esta vitória é extremamente gratificante pela possibilidade de repor justiça e equilíbrio ao regime do IVA no imobiliário, o qual, nalguns aspetos, é manifestamente penalizador das transações imobiliárias para fins comerciais.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PLMJ conduz a vitoria junto do Tribunal de Justiça da UE com impacto no IVA da atividade imobiliária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião