REN aumenta lucros em 25%, mas mantém dividendo nos 17,1 cêntimos

A REN teve um lucro de 125,9 milhões de euros, um aumento de 25,7% face ao ano anterior. A empresa de Rodrigo Costa anunciou ainda a intenção de manter o dividendo de 17,1 cêntimos por ação.

A REN fechou o ano passado com um aumento de lucros. A empresa reportou 125,9 milhões de euros em lucros, 25,7% acima do resultado do ano anterior. A empresa anunciou ainda a intenção de manter o dividendo de 17,1 cêntimos por ação.

A empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou ao mercado um resultado líquido de 125,9 milhões de euros, em 2017, o que compara com os 100,2 milhões de euros que tinha reportado no ano anterior. Ou seja, um aumento de 26%.

Este resultado terá sido impulsionado “por um sólido desempenho financeiro, sustentado no recuo médio da dívida“, justifica a REN em comunicado. O custo médio da dívida fixou-se em 2,5%, face aos 3,2% registados em 2016, com a maturidade média da dívida a ficar acima dos quatro anos.

Por sua vez, o EBITDA apresentou um aumento mais curto – 2,4% — com este indicador situar-se em 487,5 milhões de euros no ano passado. De acordo com a empresa liderada por Rodrigo Costa, este resultado reflete “o contributo positivo dos três meses de consolidação da Portgás e dos resultados da chilena Electrogás.

Estas aquisições levaram a dívida da empresa a ascender a 2.756 milhões de euros, 11,2% acima do ano anterior. Contudo, a REN salienta que este aumento foi atenuado pelo aumento de capital (250 milhões de euros) que foi concluído em dezembro.

Apesar do crescimento dos lucros, a operadora da rede elétrica optou por não mexer no dividendo que pretende distribuir. A REN vai propor na próxima assembleia de acionistas o pagamento de um dividendo de 17,1 cêntimos por ação, “à semelhança do ano anterior e de acordo com a política de dividendos delineada pela empresa”, esclarece.

Entretanto, a empresa diz que está a preparar o seu novo plano estratégico para o período 2018-2021, o qual irá ser apresentado ao mercado em maio de 2018, no evento “Capital Markets Day”.

(Notícia atualizada às 17h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN aumenta lucros em 25%, mas mantém dividendo nos 17,1 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião