Tony Blair: Quem defendeu permanência deve organizar-se contra o Brexit

  • Rita Atalaia
  • 28 Outubro 2016

O antigo primeiro-ministro britânico diz que quem defendeu a permanência na União Europeia deve organizar-se contra o Brexit. Tony Blair pediu a Theresa May para manter todas as opções em aberto.

Tony Blair pede aos eleitores que votaram a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia para se mobilizarem contra o Brexit. O antigo primeiro-ministro britânico também pede a Theresa May, a atual primeira-ministra, para manter todas as opções em aberto na saída do país da região. Incluindo a possibilidade de o Reino Unido ficar na UE caso a opinião pública mude.

“Nós somos os opositores agora”, escreve Tony Blair no jornal britânico The New European. O responsável tem uma posição oposta à da atual primeira-ministra. Theresa May também apoiou a permanência no referendo, mas diz agora que qualquer pessoa que não aceite o resultado está a tentar frustrar a vontade dos cidadãos britânicos.

"Nós somos os opositores agora. Temos de nos mobilizar e organizar [contra o Brexit]”

Tony Blair

Antigo primeiro-ministro britânico

Tony Blair quer que seja criado um novo movimento a partir dos 48% de eleitores que queriam ficar na UE. O responsável disse no programa Today do canal BBC Radio 4 que o Reino Unido não deve excluir a possibilidade de realizar outro referendo. Se as pessoas decidirem que este não é o caminho que querem para o país, “tem de haver uma forma, seja através do Parlamento ou de eleições, possivelmente através de um referendo, de as pessoas expressarem a sua vontade”, diz Tony Blair.

O antigo primeiro-ministro diz ainda que “não há motivos para excluirmos quaisquer opções. O país tomou uma decisão num referendo, não há forma de reverter essa decisão”. A não ser que fique claro que as pessoas mudaram de opinião assim que analisarem os factos, defende.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tony Blair: Quem defendeu permanência deve organizar-se contra o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião