Claire’s declara falência nos EUA. Operação em Portugal mantém-se

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Março 2018

Após fechar o ano de 2017 com dois mil milhões de passivo, a Claire's vai entrar num processo de reestruturação de dívida. Ao ECO, a empresa garante que o negócio em Portugal mantém o rumo normal.

A retalhista de joalharia e acessórios, Claire’s, entregou, em território norte-americano, um pedido de proteção contra credores após ter fechado o ano fiscal de 2017 com uma dívida de dois mil milhões de dólares. Segue agora para um processo de reestruturação financeiro que tem como objetivo reduzi-la em 1,9 mil milhões. A empresa afasta encerramentos de lojas. Para já, Portugal fica a salvo.

Como escreve a empresa no seu Capítulo 11, “a indústria retalhista como um todo tem sido desafiada por mudanças nas preferências e hábitos de compra dos consumidores”, sendo que a principal tendência tem sido a de diminuição das compras em lojas físicas, nomeadamente nos centros comerciais, onde a empresa concentra quase a totalidade das suas operações.

A Claire’s serve-se assim de estatísticas que mostram uma quebra de 8% no tráfego de pessoas nos centros comerciais para justificar a quebra dos seus lucros, que ficarão pelos 29 milhões de dólares. Junta-se ainda “a concorrência dos gigantes retalhistas e o aumento da popularidade das compras online”. Assim, a empresa vai avaliar as lojas em território norte-americano que estiverem a registar desempenhos mais fracos, para partir para os encerramentos.

Ao ECO, fonte oficial da marca garantiu que as operações em território europeu e canadiano não serão afetadas, afirmando que mantém-se o “business as usual”. “A reestruturação é financeira, para reduzir a dívida, e não uma reestruturação operacional, ou seja, não há postos de trabalho nem lojas em risco”, afirmou a fonte da empresa.

Ainda assim, e tal como aconteceu com a gigante dos brinquedos Toys RUs, não são dadas garantias a longo prazo. Por agora, as cerca de 40 lojas da Claire’s em Portugal continuam de portas abertas, com uma salvaguarda: “revemos a localização das nossas lojas e o seu desempenho como parte das nossas práticas habituais”.

Criada em 1974, a Claire’s tem mais de 7.500 lojas espalhadas por 45 países e apresenta-se como a “melhor amiga das raparigas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Claire’s declara falência nos EUA. Operação em Portugal mantém-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião