Fisco pede cinco anos de prisão para Xabi Alonso por crimes fiscais
O ex-futebolista espanhol está a ser acusado de três crimes fiscais cometidos entre 2010 e 2012, um deles por alegada fraude fiscal nos contratos de direitos de imagem.
O Fisco espanhol pediu esta quarta-feira cinco anos de prisão para Xabi Alonso, acusado de três crimes fiscais entre 2010 e 2012. Em causa estarão fraudes fiscais nos contratos de direitos de imagem do jogador durante esse período, altura em que jogava pelo Real Madrid. A investigação judicial foi reaberta cerca de um ano depois de o Ministério Público espanhol ter recorrido do arquivamento da denúncia sobre o jogador.
De acordo com o El País (conteúdo em espanhol), foi a secção de Delitos Económicos do Departamento do Fisco de Madrid a pedir essa condenação para Xabi Alonso, depois de o Ministério Público espanhol ter reaberto a investigação que decorria contra o jogador por alegadas fraudes fiscais nos contratos de direitos de imagem, juntamente com os portugueses Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, entre outros.
A mesma pena foi ainda pedida para o assessor fiscal do jogador, Ivan Zaldúa Azcuenaga, e para Ignasi Maestre Casanova, administrador da sociedade Kardazi Comercio Servicios de Consultoría e Investimentos, entidade com sede na Madeira, a quem foram cedidos os direitos de imagem de Xabi Alonso, numa alegada transação simulada. Para além disso, a cada um destes é ainda exigido o pagamento de uma multa de quatro milhões de euros e 2,03 milhões pelo montante total de danos que causaram à Administração Tributária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco pede cinco anos de prisão para Xabi Alonso por crimes fiscais
{{ noCommentsLabel }}