Já é possível alterar contactos na Segurança Social Direta
Entidades empregadoras e pessoas singulares podem atualizar o e-mail, o contacto telefónico e, em alguns casos, a morada, através da Segurança Social Direta.
A partir desta segunda-feira, já é possível alterar contactos na Segurança Social Direta. Quem tem um novo e-mail ou contacto telefónico pode agora atualizar essa informação por esta via. A opção estende-se à alteração de morada mas apenas em casos concretos.
“Em termos gerais, já é possível a todas as entidades empregadoras e pessoas singulares alterarem os seus contactos (endereço eletrónico, telefone, etc.) diretamente na página da Segurança Social Direta, sem necessitarem de mais diligências junto dos serviços”, indicou o Instituto da Segurança Social (ISS) em comunicado.
Ao ECO, fonte oficial da Segurança Social concretiza as situações em que entidades empregadoras e as pessoas singulares podem atualizar a sua morada através da Segurança Social Direta:
- Se for uma Entidade Empregadora: pode alterar a morada de correspondência do “Estabelecimento Sede”, mas não pode alterar a morada física. A morada física do “Estabelecimento Sede” só pode ser alterada nos serviços da Segurança Social. Nos “Estabelecimentos Além Sede”, pode alterar a morada física e de correspondência.
- Se for uma Pessoa Singular: só pode alterar a morada caso não possua Cartão de Cidadão ou este esteja inválido. Se tiver Cartão de Cidadão válido, não pode alterar a morada na Segurança Social.
- Se for uma Pessoa Singular que é Trabalhador independente ou Entidade Empregadora: pode alterar as moradas físicas e de correspondência dos estabelecimentos sede e além sede.
Alguma desta informação, nomeadamente a que está relacionada com entidades empregadoras, “só podia ser alterada presencialmente”, indica a mesma fonte. Esta ação integra o plano de modernização dos sistemas informáticos da Segurança Social.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já é possível alterar contactos na Segurança Social Direta
{{ noCommentsLabel }}