Hoje nas notícias: Brisa, Kamov e brilharetes orçamentais
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.
Com o aproximar do verão e da época mais crítica dos incêndios, o Público dá conta de que os helicópteros Kamov poderão não estar prontos a tempo devido ao conflito entre o Estado e a empresa que os gere. O Estado volta também a ser notícia pelo facto de ter perdido mais uma ação que impõe o pagamento de 200 milhões de euros à Brisa, explica o Jornal de Negócios no mesmo dia em que o Correio da manhã dá conta que o PCP processou Centeno pela falta de devolução do IVA das ações partidárias. Já João Galamba, diz em entrevista ao Jornal Económico que em 2018 e 2019 se dispensam “brilharetes orçamentais”. Entretanto, há milhares de passageiros da TAP em terra devido a “greve de zelo” dos pilotos, diz o Diário de Notícias.
Estado perde ação e vai ter de pagar 200 milhões à Brisa
O Tribunal Central Administrativo (TCA) do Sul julgou improcedente o recurso apresentado pelo Estado da decisão arbitral que o condenou ao pagamento de mais de 200 milhões de euros à Auto-Estradas do Douro Litoral (AEDL), participada da Brisa, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Em causa está um conjunto de pagamentos à concessionária na sequência de um pedido de reposição do equilíbrio financeiro apresentado em 2013 pela anulação do concurso para a construção da Auto-estrada do Centro, com a consequente alegada perda de tráfego na AEDL. O Estado tem recorrido aos tribunais para evitar o pagamento, mas voltou a perder uma nova ação.
Helicópteros Kamov poderão não estar prontos a tempo do verão
A relação entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Everjets, a empresa que gere os helicópteros pesados do Estado, chegou a um ponto de rutura. A entidade do Estado decidiu na terça-feira impedir a empresa e a sua sub-contratada de fazerem a manutenção dos Kamov e expulsá-las do hangar de Ponte de Sor, onde estavam estacionados três helicópteros. Agora, a Everjets diz que não terá as aeronaves prontas a tempo do verão, avança o Público (acesso condicionado), nesta quinta-feira.
João Galamba: “Em 2018 e 2019, o país dispensa brilharetes orçamentais”
O deputado e porta-voz do Partido Socialista considera que após a redução do défice ter sido superior à prevista em 2017, chegou o tempo de tocar nos serviços públicos e no investimento. Em entrevista ao Jornal Económico, João Galamba diz ainda que “o país dispensa brilharetes orçamentais”, tanto neste como no próximo ano. Em relação à formação do próximo governo, o deputado assume a ambição de o integrar.
Pilotos da TAP cortam horas extra e deixam passageiros em terra
Os pilotos da TAP decidiram não realizar horas extraordinárias e não trabalhar em dias de folga e de férias, passando a cumprir à risca os horários e tempos de descanso previstos na lei. O objetivo é pressionarem a administração a negociar um novo acordo de empresa, diz o Diário de Notícias (acesso pago), explicando que é essa a razão pela qual a companhia aérea liderada por Antonoaldo Neves não está a conseguir cumprir as rotas programadas, deixando milhares de passageiros em terra. Desde sábado já foram cancelados, pelo menos, 50 voos, só no aeroporto de Lisboa.
PCP processa Mário Centeno por devolução do IVA
O PCP interpôs três ações judiciais contra o ministro das Finanças, Mário Centeno, no Tribunal Tributário de Lisboa, por a Autoridade Tributária (AT) ter recusado devolver o IVA de algumas atividades partidárias, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Os processos deram entrada no tribunal em fevereiro e março deste ano, mas não indicam os montantes do IVA reclamados pelos comunistas ao Fisco, explica o jornal nesta quinta-feira. Como o período de contestação com a AT já terminou, o procedimento normal estabelece que a ação avança em tribunal contra o ministro das Finanças, que tutela a AT.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Brisa, Kamov e brilharetes orçamentais
{{ noCommentsLabel }}