Preço do gás natural volta a baixar este ano. Descida é de 0,2%
A partir de julho, a fatura do gás deverá baixar, em média, 2 cêntimos para um casal sem filhos e 5 cêntimos para um casal com dois filhos.
Os preços do gás natural deverão voltar a cair este ano. A ser aceite a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este será o quarto ano consecutivo de descidas nos preços do gás, praticados no mercado regulado. A redução será, no entanto, ligeira, de apenas 0,2%.
As tarifas propostas pela ERSE são para o período de julho de 2018 a junho de 2019. O regulador propõe que os clientes do mercado regulado com baixa pressão e consumo inferior a 10 mil metros cúbicos por ano, grupo que abrange os consumidores domésticos, vejam a tarifa do gás cair em 0,2%.
Assim, calcula o regulador, um casal sem filhos com uma fatura média mensal de 11,83 euros por mês terá uma redução de apenas 2 cêntimos no próximo ano. Já um casal com dois filhos que paga uma média de 22,12 euros por mês vai ver a fatura reduzida em 5 cêntimos.
Os consumidores com a tarifa social vão continuar a beneficiar de um “desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais”, refere a ERSE. Aqueles com um consumo superior a 10 mil metros cúbicos por ano deverão beneficiar de uma redução dos preços de 4,2%.
“A evolução das tarifas para o ano gás 2018-2019 insere-se numa tendência consolidada nos últimos anos, fruto das opções regulatórias que a ERSE tem tomado, designadamente as revisões em baixa das taxas de remuneração aplicada às infraestruturas do Sistema Nacional de Gás Natural ou a maior exigência imposta aos custos de exploração das atividades reguladas através das metas de eficiência”, justifica a ERSE.
(Notícia atualizada pela última vez às 18h35 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás natural volta a baixar este ano. Descida é de 0,2%
{{ noCommentsLabel }}