Pensões antecipadas para carreiras longas são, em média, de 806,56 euros

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Abril 2018

O valor é 124,08 euros mais elevado face ao cálculo pelas regras da flexibilização, indicam os dados apresentados esta quarta-feira por Vieira da Silva.

A Segurança Social deferiu 9.746 pensões antecipadas relativas a carreiras contributivas muito longas e destas, 4.479 (46%) já estão em pagamento. O valor médio destas pensões em pagamento é de 806,56 euros, mais 124,08 euros face ao cálculo pelo regime de flexibilização, indicam os dados apresentados esta quarta-feira pelo ministro do Trabalho no Parlamento.

No caso das restantes 5.267 pensões, foram feitas notificações de deferimento e do montante respetivo, adiantam os mesmos dados apresentados aos deputados.

Recentemente, uma notícia do Jornal de Negócios dava conta de que a Segurança Social está a calcular a pensão destas pessoas sem fator de sustentabilidade, como previsto, mas também sem aplicar bonificações associadas a carreiras muito longas, a não ser que o outro regime seja mais favorável.

Durante a comissão parlamentar do Trabalho, o ministro indicou ainda que 42.506 beneficiários foram abrangidos pelo fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, previsto no Orçamento do Estado para 2018. Juntando esta medida com a de 2017, seriam 97 mil os abrangidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões antecipadas para carreiras longas são, em média, de 806,56 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião