Concursos para novas linhas do Metro do Porto avançam até ao final do ano
Ministro do Ambiente adiantou que os concursos para a construção das novas linhas do Metro do Porto devem lançados até ao final deste ano. Está previsto um investimento de 300 milhões de euros.
O ministro do Ambiente apontou, esta quarta-feira, que os concursos para a construção das novas linhas do Metro do Porto “devem avançar até ao final do ano” para que estas estejam prontas “no final de 2022 ou início de 2023”.
Em causa a construção da chamada Linha Rosa, entre a Casa da Música e S. Bento, no Porto, bem como o prolongamento da Linha Amarela até Vila d´Este, em Vila Nova de Gaia.
João Pedro Matos Fernandes, que falava na cerimónia que marcou o início da subconcessão para a operação e manutenção do Metro do Porto para o período 2018-2025, recordou que “foram feitos concursos para os projetos”, os quais foram “adjudicados em janeiro e estão em curso”, seguindo-se uma fase de análise sobre o impacto ambiental.
“[O processo deve] entrar na Agência Portuguesa [do Ambiente] em maio, com o objetivo de ter uma declaração sobre o impacto ambiental lá para novembro e, nessa mesma altura, lançaremos os concursos para as duas empreitadas. Quero acreditar que um belo dia para fazer a consignação da Linha Rosa é o 23 de junho do próximo ano [referindo-se à véspera do feriado municipal do Porto, o São João]. Até ao final do ano de 2022, início de 2023, estarão em pleno funcionamento”, afirmou o governante.
O investimento em novas linhas está orçado em cerca de 300 milhões de euros, conforme disse esta tarde o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, Jorge Moreira Delgado que também avançou com a estimativa de “aumento de mais de 10 milhões de clientes por ano”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concursos para novas linhas do Metro do Porto avançam até ao final do ano
{{ noCommentsLabel }}