Governo aponta para dívida pública de 118% em 2019 no Programa de Estabilidade

Menos défice e menos dívida. As previsões que o Governo se prepara para assumir no Programa de Estabilidade reveem em baixa a meta do défice e da dívida pública para este ano e para o próximo.

Com menos défice e mais crescimento, o Governo espera também menos dívida pública no Programa de Estabilidade que deverá ser aprovado esta semana. O ECO sabe que, no documento, o Executivo deverá inscrever uma meta de dívida pública de 122% do PIB este ano e 118% no próximo.

A nova projeção para este ano representa uma revisão em baixa face aos objetivos anteriores. Há um ano, quando entregou o Programa de Estabilidade, as Finanças apontavam para uma dívida de 124,2% do PIB. Quando fez o Orçamento do Estado para 2018, em outubro do ano passado, o Governo apontou par 123,5%. E agora revela-se de novo mais otimista ao indicar a meta de 122%.

Se cumprir este novo objetivo, ele corresponderá a uma correção de 3,7 pontos percentuais no rácio da dívida entre 2017 e 2018.

Para o último ano, o Executivo aposta numa nova redução. E desta vez para baixo da meta dos 120%, limiar a que os investidores são sensíveis. O ECO apurou que o Governo está a trabalhar num cenário de um rácio de dívida pública igual a 118% do PIB. Quando atualizou o Programa de Estabilidade há um ano, o Executivo assumiu uma previsão de 120% do PIB para o último ano da legislatura.

A trajetória de redução continuará nos anos seguintes. No encontro que teve sexta-feira com os parceiros sociais, o ministro das Finanças deu conta da previsão do Governo para a dívida pública para 2022 (o último ano deste exercício de previsões).

Num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no jornal Público, Mário Centeno afirma que não colocará “em risco” os resultados alcançados na frente orçamental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aponta para dívida pública de 118% em 2019 no Programa de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião