Apple condenada a pagar 502,6 milhões de dólares por ter copiado iMessage

O tribunal do Texas condenou a Apple ao pagamento de 502,6 milhões de dólares à VirnetX, pelo uso inválido de patentes em serviços como o iMessage.

O tribunal do Texas condenou a Apple ao pagamento de 502,6 milhões de dólares à VirnetX, após esta ter acusado a empresa de Steve Jobs de ter infringido patentes utilizadas nas aplicações de comunicação. Ainda que a Apple tenha negado as acusações, não foi o suficiente para ser ilibada desta acusação de plágio.

A acusação deu entrada na Justiça em 2010, com a VirnetX a alegar que a Apple tinha violado as propriedades intelectuais e modelos de segurança do iMessage, do FaceTime e do VPN on Demand. A empresa com sede em Nevada, nos Estados Unidos, é conhecida por registar ideias para posteriormente processar gigantes tecnológicas por supostas violações de propriedades intelectuais.

Desde essa altura que o processo tem saltado de entidade para entidade, incluindo vários testes com dispositivos da marca da maçã. O primeiro juiz decidiu um pagamento de 302 milhões de dólares, valor que foi aumentado para 439,7 milhões por um segundo juiz, escreve a Bloomberg (conteúdo em inglês). Por último, um terceiro juiz fixou esse valor nos 502,6 milhões.

Kendall Larsen, CEO da VirnetX, considera que este é “um valor justo”, uma vez que foi calculado tendo em conta os mais de 400 milhões de aparelhos vendidos pela Apple. “A evidência era clara”, diz. Quanto à Apple, esta não quis pronunciar-se.

Após ser público este resultado, as ações da VirnetX disparado 44%, fechando o dia de terça-feira a cotar nos 4,10 dólares. Por sua vez, as ações da empresa de Steve Jobs não registaram uma variação significativa, uma vez que o valor da multa é bastante irrisório em comparação com os lucros da Apple. No primeiro trimestre do ano, foram registados lucros de 20 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros), escreve a Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple condenada a pagar 502,6 milhões de dólares por ter copiado iMessage

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião