Ações da EDP cedem com investigação da Concorrência
Bolsa nacional iniciou sessão condicionada por 16 cotadas. Entre as quedas estava a EDP, depois de a Autoridade da Concorrência ter avançado com uma investigação à elétrica liderada por António Mexia.
Seguindo em queda pela terceira sessão, o PSI-20, o principal índice português, perdia 0,77% até aos 4.589,12 pontos, pressionado por 16 das 18 cotadas que compõem o índice. Entre as principais quedas estava a EDP, cujas ações desvalorizavam cerca de 0,5% até 2,96 euros, depois de a Autoridade da Concorrência ter decidido avançar com uma investigação contra-ordenacional à EDP por considerar haver indícios de práticas restritivas da concorrência no mercado de serviços de sistema.
Entre os pesos-pesados, também a Galp e a Jerónimo Martins cediam em torno de 0,5%. No caso da petrolífera, a desvalorização das ações acompanha a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais.
Ações da EDP em queda nos últimos dias
![Fonte: Bloomberg (Valores em euros)](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2016/11/2016nov2_edp-01.png)
“A abertura nacional deverá ser marcada pela deterioração da conjuntura externa”, antecipavam os analistas do BPI no Diário de Bolsa, ainda antes da abertura dos mercados. “A incerteza relativa à campanha presidencial americana deverá continuar a afetar os mercados europeus. Além do impacto direto, o reacender da incerteza no panorama político americano causa a debilidade do dólar e por consequência a valorização do euro”, reforçavam os analistas.
"A incerteza relativa à campanha presidencial americana deverá continuar a afetar os mercados europeus. Além do impacto direto, o reacender da incerteza no panorama político americano causa a debilidade do dólar e por consequência a valorização do euro.”
Ainda na praça lisboeta, nota para as ações do BCP, que voltam às quedas depois de ontem ter registado a primeira valorização desde que procedeu à fusão dos títulos. Caem 0,9% até 1,22 euros. Na próxima semana discute-se o futuro da instituição liderada por Nuno Amado: há relatório e contas a apresentar no dia 8 e, logo no dia a seguir, os acionistas reúnem-se em assembleia geral para abrir caminho à entrada do grupo chinês Fosun.
No plano europeu, as quedas eram mais acentuadas no arranque desta quarta-feira. As perdas nos índices de Frankfurt, Milão, Paris e Madrid superavam os 1% perante a relativa aversão ao risco que se observou também nos mercados asiáticos à medida que se aproximam as eleições presidenciais na maior economia do mundo.
(notícia em atualizada às 8h22 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ações da EDP cedem com investigação da Concorrência
{{ noCommentsLabel }}