A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Depois de cortar a meta do défice, o ministro das Finanças aceitou flexibilizar normas de execução do OE. Caem autorizações prévias de despesa e as empresas públicas ganham autonomia para contratar. Desde que foi lançada, em meados de 2012, e até 2017, a medida que incentiva a aceitação de empregos com salário inferior ao subsídio de desemprego abrangeu pouco mais de mil beneficiários.

O ministro das Finanças aceitou relaxar os seus poderes no Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018). O ECO sabe que o decreto-lei de execução orçamental mantém regras que servem para controlar a despesa pública, mas prevê um conjunto de normas que facilitam a decisão de gastar. O sim de Centeno aos outros ministros deixa de ser preciso tantas vezes.

Criada no Governo de Passos Coelho, a medida que incentiva os desempregados a aceitar salários inferiores ao valor do subsídio abrangeu, entre meados de 2012 e 2017, pouco mais de mil pessoas e implicou quase dois milhões de euros, indicou ao ECO fonte oficial do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Em causa está a Medida Incentivo à Aceitação de Ofertas de Emprego.

Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in, acordaram, esta sexta-feira, tomar medidas para a “completa desnuclearização” da península coreana, durante a histórica cimeira realizada na fronteira entre os dois países.

O CDS-PP vai propor que a Câmara Municipal de Lisboa destine 70% da área de construção dos terrenos da Feira Popular para habitações com arrendamento moderado, assim como outros terrenos da propriedade da autarquia. Assunção Cristas acrescentou ainda que o partido vai solicitar a elaboração de um relatório que permita identificar estas áreas que possam ser usadas na cidade, nomeadamente para “acomodar famílias que têm dificuldades em ter casas de alguma dimensão”.

Mais uma semana, mais uma subida. Abastecer o carro de combustível vai ficar mais caro a partir do início da próxima semana. O agravamento deverá rondar os dois cêntimos por litro, com o preço da gasolina a ficar em máximos de pelo menos três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião