A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A venda do produto Capital Certo da Associação Mutualista aos balcões do Montepio está neste momento congelada. Carlos Tavares quer comercialização transparente. Nome muda para Poupança Mutualista. Outra das notícias que marcou a manhã desta sexta-feira foi a saída de José Sócrates do Partido Socialista. António Arnaut, Ana Gomes, António Campos já reagiram à decisão, revelando opiniões distintas dentro do partido.

Quem for hoje aos balcões da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) não conseguirá subscrever o produto Capital Certo da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), dona do banco. Isto acontece porque Carlos Tavares, presidente do banco, congelou temporariamente a comercialização deste produto mutualista aos balcões do banco que lidera, apurou o ECO.

José Sócrates decidiu acabar com o “embaraço mútuo” e entregar o cartão de militante, deixando assim oficialmente o PS. A saída está já a dividir o partido: António Arnaut diz que esta é uma atitude que o antigo primeiro-ministro “já devia ter tomado”. António Campos, fundador do PS, escolhe, por outro lado, criticar Carlos César e lamentar a decisão do ex-governante.

Se há um mês a situação dos trabalhadores com contratos individuais de trabalho parecia não ser certa no que toca às progressões nas carreiras, o Governo esclarece agora, no Decreto-lei de Execução Orçamental, que esse avanço será possível para os funcionários que não estejam integrados numa convenção coletiva de trabalho.

Depois das subidas consecutivas das últimas semanas, para os próximos dias as projeções continuam a não ser positivas, pelo menos para os utilizadores de veículos a gasolina. O preço deste combustível vai continuar a aumentar, devendo subir meio cêntimo esta semana. Por sua vez, o gasóleo deverá manter-se inalterado.

O Facebook está a explorar a hipótese de lançar uma versão paga da rede social, sem publicidade, para quem não queira ver os seus dados pessoais serem usados para segmentar anúncios. Esta possibilidade já foi tida em conta no passado, mas a polémica recente do uso indevido de dados dos utilizadores por uma consultora norte-americana motivou a empresa a a voltar a testar a viabilidade deste cenário.

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