4,8%, 10,8% ou 17,9%. Afinal, qual é o prémio na OPA à EDP?

A China Three Gorges, que pagou 3,45 euros por cada ação em 2011, apresenta agora uma contrapartida de 3,26 euros. É um prémio pequeno ou grande? Depende,

A China Three Gorges avançou com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP, bem como sobre a EDP Renováveis. Se no caso da empresa liderada por Manso Neto apresenta um valor aquém daquele a que as ações estão a negociar em bolsa, na EDP há um prémio para quem aceitar a proposta. Pequeno ou grande? Depende da perspetiva.

A contrapartida oferecida é de 3,26 euros por ação, deduzido de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendos, de adiantamento sobre lucros de exercício ou de distribuição de reservas, fazendo-se tal dedução a partir do momento em que o direito ao montante em questão tenha sido destacado das ações e se esse momento ocorrer antes da liquidação financeira da oferta”, refere a empresa chinesa.

Ações da EDP estão a cotar nos 3,11 euros

Este valor, apresentado no anúncio preliminar de OPA enviado à CMVM, está acima daquela que era a cotação na sessão anterior ao lançamento desta proposta. A EDP fechou a sessão de sexta-feira, 11 de maio, a cotar nos 3,11 euros, pelo que os 3,26 euros representam um prémio de 4,8% para os acionistas que aceitarem vender os seus títulos. A oferta é sobre todo o capital, mas o sucesso da operação garante-se com 50% mais uma ação.

"A contrapartida oferecida é de 3,26 euros por ação, deduzido de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendos, de adiantamento sobre lucros de exercício ou de distribuição de reservas.”

China Three Gorges

A China Three Gorges sublinha que a “contrapartida oferecida cumpre os critérios” previstos no Código de Valores Mobiliários, e defende o valor que apresenta pelos títulos com outros prémios mais elevados do que aquele que resulta da comparação com a cotação atual em bolsa. Apresenta mais dois prémios, um de 10,8% e outro de 17,9%.

A empresa nota, no anúncio preliminar de OPA, que a sua contrapartida de 3,26 euros apresenta “um prémio de cerca de 10,8% em relação ao preço médio ponderado das ações no mercado regulamentado Euronext Lisbon nos seis meses anteriores à presente data, o qual é de cerca de 2,94 euros por ação”.

O prémio é ainda maior, de 17,9%, “em relação ao preço médio ponderado ajustado das ações no mercado regulamentado Euronext Lisbon nos seis meses anteriores à presente data”, diz a China Three Gorges. Ou seja, considerando o valor das ações da elétrica descontando a remuneração acionista, “o qual é de cerca de 2,77 euros por ação”, remata a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

4,8%, 10,8% ou 17,9%. Afinal, qual é o prémio na OPA à EDP?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião