Cortar dividendos da EDP? China Three Gorges quer, no mínimo, 19 cêntimos por ação

A China Three Gorges é a principal beneficiária da política de remuneração acionista da EDP. Fica com a maior fatia dos lucros distribuídos e, por isso, quer, no mínimo, manter os dividendos.

A EDP é generosa com os seus acionistas. Anualmente, tem entregue mais de 600 milhões de euros em dividendos, sendo que grande parte deste “bolo” tem viajado para a China. Agora, com a OPA da China Three Gorges, o que irá acontecer à política de remuneração da empresa liderada por António Mexia? No mínimo, os chineses querem os 19 cêntimos por ação.

No anúncio preliminar da oferta pública de aquisição (OPA) apresentada pela China Three Gorges, a empresa não deixa margem para especulações em torno dos dividendos da EDP. A “oferente procurará manter uma política de dividendos estável, não abaixo do que foi divulgado no último plano de negócios da sociedade visada“, diz.

Evolução dos dividendos da EDP

A elétrica portuguesa pagou, este ano, um dividendo de 19 cêntimos por ação, valor idêntico ao que já tinha pago no ano passado com base nas contas de 2016. Nessa altura, a remuneração tinha subida face aos 18,5 cêntimos que a empresa pagou desde 2011, ano em que a China Three Gorges entrou no capital da EDP.

Na última fase da privatização, a empresa estatal chinesa comprou mais de 20% do capital da EDP, percentagem pela qual pagou pouco mais de dois mil milhões de euros. Desde então, com os dividendos pagos pela EDP, já recuperou cerca de metade desse montante, garantido com a OPA que a elétrica nacional continuará a ser generosa com os investidores. Os 19 cêntimos serão o mínimo a pagar anualmente.

António Mexia, presidente executivo da EDP, também já tinha afirmado, após as contas de 2017, que não tinha qualquer intenção em cortar os dividendos.Estamos muito confiantes de que no futuro vamos manter a política de dividendos com uma base de 19 cêntimos, isto não é para ser questionado”, disse, admitindo mesmo subir esse valor. “Vamos aumentá-lo assim que tal fizer sentido”, acrescentou António Mexia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cortar dividendos da EDP? China Three Gorges quer, no mínimo, 19 cêntimos por ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião