BPI vê revisão do preço da OPA à EDP. Diz para não vender EDP Renováveis

O banco de investimento fala em "prémio magro" dos chineses na oferta sobre a elétrica nacional. Diz que os acionistas vão lutar por um preço superior e não descarta ofertas concorrentes.

A China Three Gorges lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Dá 3,26 euros por cada ação da elétrica, um prémio “magro” face à atual cotação de mercado da elétrica nacional, diz o BPI. O banco de investimento acredita que os acionistas vão pedir mais aos chineses, salientando que “uma oferta concorrente não pode ser afastada”.

“Acreditamos que o prémio de 4,8% face à cotação de fecho da última sessão antes da OPA representa um prémio magro e é provável que vários acionistas venham a pedir um preço mais alto para transferirem o controlo” para a empresa chinesa o que, por sua vez, “poderá levar a uma revisão em alta da contrapartida”, dizem os analistas Gonzalo Sanchez-Bordona e Icíar Iribarren.

“A oferta fica 1,2% acima da nossa avaliação de 3,20 euros”, diz o BPI, notando que esta avaliação não tem em conta o prémio de controlo, daí que considere que o valor oferecido pela China Three Gorges seja reduzido. Este “prémio magro” deixa “margem para potenciais ofertas concorrentes”, salienta o banco de investimento sem emitir uma recomendação aos investidores. Em bolsa, a EDP dispara, estando bem acima da oferta: 3,40 euros.

Tendo em conta a oferta sobre a EDP, a China Three Gorges lançou também uma OPA sobre a EDP Renováveis, mas neste caso apresentou uma contrapartida de 7,33 euros, abaixo da cotação em bolsa antes da oferta. “A oferta é 9,5% inferior à nossa avaliação”, diz o BPI, classificando a proposta chinesa como “nada atrativa”.

“Tendo em conta que a China Three Gorges se comprometeu em manter a EDP Renováveis em bolsa e a sua estratégia inalterada, juntamente com o facto de o preço oferecido ser inferior à nossa avaliação, não recomendamos a venda das ações” OPA agora lançada, diz o BPI. Os investidores estão a seguir o conselho, levando as ações da empresa liderada por Manso Neto para os 8,02 euros, bem acima da contrapartida da OPA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI vê revisão do preço da OPA à EDP. Diz para não vender EDP Renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião