Altri fixa novo máximo histórico após disparar 10%. Bolsa de Lisboa cai com a EDP

A bolsa nacional está a perder valor, num dia misto nas restantes praças europeias, numa sessão que está a ser negativa para a EDP. A elétrica cai pela primeira vez desde a OPA.

A bolsa nacional está em queda. Segue a tendência negativa das restantes praças europeias, penalizada pela correção das ações da EDP depois dos fortes ganhos registados após a OPA da China Three Gorges. Também os CTT pressionam, no dia em que entram em ex-dividendo, sendo que a estrela da sessão é a Altri que já esteve a disparar mais de 10%. Atingiu um novo recorde.

O índice de referência da bolsa nacional arrancou a sessão com uma queda de 0,33%. Já reduziu as perdas para 0,06%, estando a cotar nos 5.696,59 pontos, num dia misto nas restantes praças europeias. A bolsa italiana recua 0,5%, enquanto o DAX, na Alemanha, avança. O Stoxx 600, que reúne as maiores empresas do Velho Continente, ganha 0,1%.

A EDP está a pressionar a praça portuguesa. Depois de várias sessões consecutivas em alta, no seguimento da OPA da China Three Gorges que ofereceu 3,26 euros por cada título, as ações estão a corrigir. A elétrica segue a cair 0,35% para 3,428 euros, um valor ainda assim superior ao oferecido pelos chineses, reflexo da expectativa em torno de um preço mais alto.

A EDP Renováveis, também ela alvo de OPA dos chineses, recua 0,19%, assim como a REN e a Galp Energia, num dia de alívio nos preços do petróleo. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva cede 0,44% para os 17,005 euros, penalizando o PSI-20 numa sessão em que o BCP também contribuiu para a queda. Depois de deslizar mais de 2% na sessão anterior, cede mais 0,73% para 26,36 cêntimos.

Os CTT também pesam no índice, isto no dia em que destaca o dividendo de 38 cêntimos. Está a perder quase 10%, para 2,918 euros, sendo que descontando esse efeito os títulos subiriam 1,96%. Este comportamento acontece depois de a empresa liderada por Francisco de Lacerda ter anunciado a venda de mais um edifício em Lisboa que vai gerar uma mais-valia de 8,5 milhões de euros.

Enquanto a empresa de correios chegou a cair 10%, a Altri esteve já a subir mais de 10%. A empresa de pasta e papel atingiu um novo recorde nos 7,35 euros, seguindo a ganhar 6,45% para 7,10 euros, continuando a beneficiar dos resultados trimestrais. A Navigator, que na última sessão disparou em bolsa, ganha 1,62% para 5,325 euros.

(Notícia atualizada às 8h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri fixa novo máximo histórico após disparar 10%. Bolsa de Lisboa cai com a EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião