Incerteza na relação comercial com a China dita perdas em Wall Street

Dúvidas quanto ao estado das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China estão a dar um dia de perdas às bolsas norte-americanas. Empresas tecnológicas são as que mais pressionam.

As bolsas norte-americanas abriram com quedas ligeiras, pressionadas pelo setor tecnológico e por renovados receios e incerteza em torno das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Os índices estendem assim as perdas registadas na sessão anterior.

O S&P 500 abriu a cair 0,1% para 2.717,35 pontos. O industrial Dow Jones recua 0,03% para 24.707,72 pontos. Já o tecnológico Nasdaq está a derrapar 0,25% para 7.364,34 pontos, depois de surgirem informações no mercado de que a China irá pedir aos Estados Unidos que abandone as restrições às exportações de produtos tecnológicos.

O Facebook, por exemplo, desvaloriza 0,13% para 183,53 dólares, depois de se saber que Mark Zuckerberg só aceitou falar ao Parlamento Europeu numa sessão à porta fechada, depois do escândalo do uso indevido de dados pela Cambridge Analytica.

Foram divulgadas notícias de que indicavam que a China tinha feito uma oferta aos Estados Unidos no sentido de reduzir em 200 mil milhões de dólares o excedente comercial. Para isso, iria aumentar as importações de artigos provenientes dos Estados Unidos.

No entanto, como indica a nota do banco português, essa informação acabou por ser oficialmente desmentida. Renova-se, assim, a incerteza dos investidores quanto ao real estado das negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo, isto depois de, esta quinta-feira, Donald Trump ter expressado dúvidas de que chegar a um acordo seja sequer possível.

Destaque positivo para as ações do PayPal. Esta sexta-feira, soube-se que a empresa de pagamentos oferece 2,2 mil milhões de dólares pela compra da plataforma iZettle. A avançar, será a maior aquisição de sempre por parte do PayPal e permitirá à empresa concorrer diretamente com a Square, uma empresa semelhante fundada pelo presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey. As ações do PayPal valorizam 1,25% para 80,18 dólares, enquanto a Square cai 2,12% para 53,66 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incerteza na relação comercial com a China dita perdas em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião