Rajoy revela lista de novos ministros do Governo espanhol

  • ECO
  • 3 Novembro 2016

Luis de Guindos é reconduzido na pasta da Economia e Alfonso Dastis estreia-se na pasta dos Negócios Estrangeiros.

O presidente do Governo espanhol revelou hoje em Madrid a composição do seu Governo, com a pasta dos Negócios Estrangeiros a ser ocupada pelo estreante Alfonso Dastis e a da Economia pelo reconduzido Luis de Guindos.

Foi ao seu estilo, com poucas surpresas que Mariano Rajoy comunicou a lista dos membros do seu Governo — primeiro ao Rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, e só depois enviou a lista de ministros à comunicação social. A vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, acumula ainda mais poder ao assumir também a pasta da Administração Pública, considerada essencial num momento em que o diálogo com as comunidades autonómicas vai ser ainda mais necessário. Em contrapartida, abandona o cargo de porta-voz do Executivo. Essa função passa agora a ser exercida por Íñigo Méndez de Vigo, que se mantém também à frente do Ministério da Educação, Cultura e Desporto.

Segundo o jornal El Pais, Rajoy manteve Luis de Guindos à frente da Economia, mas sem lhe dar tanto poder como desejava. Aumentou as suas competências ao acrescentar-lhe a tutela da indústria, mas as Finanças ficam com Cristóbal Montoro. Também na área económica, Íñigo de la Serna, alcaide de Santander, e um dos homens mais jovens do PP nacional, fica à frente do Ministério do Fomento.

Por outro lado, Fátima Báñez, responsável pela inversão do desemprego em Espanha, manteve a sua pasta do Emprego e Segurança Social. O mesmo se passa com Isabel García Tejerina, que permanece ministra da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente. Já o chefe de gabinete para os assuntos económicos de Rajoy, Álvaro Nadal, até agora responsável pelo discurso e linhas estratégicas de Rajoy é recompensado com a pasta da Energia, Turismo e Agenda Digital.

María Dolores de Cospedal, secretária-geral do PP, entra finalmente no Governo assumindo o Ministério da Defesa. O juiz Juan Ignacio Zoido é o novo ministro do Interior e Rafael Catalá mantém-se à frente da Justiça. Já Dolores Montserrat é a nova ministra da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade.

 

Há três pesos pesados que saem do elenco do Executivo: José Manuel García Margallo, Jorge Fernández Díaz e Pedro Morenés.

Os novos ministros fazem o juramento e tomam posse na sexta-feira, numa cerimónia presidida por Felipe VI.

Atualizado com o resto do elenco do Executivo

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rajoy revela lista de novos ministros do Governo espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião