Governo aponta para novo aumento real da maioria das pensões em 2019

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 24 Maio 2018

Conselho de Ministros aprovou aumento extraordinário de pensões mais baixas em agosto. Governo acredita que, em 2019, a atualização regular de janeiro se traduza novamente em aumentos reais.

O ministro do Trabalho acredita que a economia vai dar um novo empurrão às pensões no próximo ano, fazendo com que a maioria tenha outra vez um aumento real.

Vieira da Silva recordou esta quinta-feira que as pensões cresceram “de forma significativa” em 2018, fruto de a “fórmula de cálculo utilizar o aumento do crescimento económico” para “permitir um aumento do crescimento real das pensões”.

“Temos obviamente todas as expectativas que, para o ano de 2019, tal venha também a acontecer, já que este indicador reporta a dois anos de crescimento acima de 2%, portanto todos os indicadores apontam para que voltemos a ter o que será o ciclo mais longo de crescimento real das pensões desde há muitos anos a esta parte”, afirmou Vieira da Silva.

O ministro falava no briefing do Conselho de Ministros, que aprovou hoje o prometido aumento extraordinário das pensões mais baixas em agosto, e que, notou Vieira da Silva, “conclui o processo de correção” nos valores das reformas.

Tal como aconteceu em 2017, também este ano os pensionistas com reformas mais reduzidas vão ter direito a um aumento extra em agosto. Serão agora abrangidos 1,6 milhões de pensionistas. O aumento custa 82 milhões de euros mas o impacto em 2018 será de cerca de 35 milhões, referiu o ministro.

O aumento é feito por pensionista, e não por pensão, e tem em conta a atualização de janeiro. Contando com esse aumento no início do ano, os pensionistas deverão receber o montante que falta para perfazer 10 euros — para quem não teve atualizações entre 2011 e 2015 — ou seis euros — nos restantes casos. O objetivo é, assim, que os pensionistas passem a ter garantido, no conjunto das suas pensões, um aumento de 10 ou de seis euros face ao final do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aponta para novo aumento real da maioria das pensões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião