FC Porto cede créditos do contrato com a Altice. Encaixa 100 milhões de euros

A SAD antecipa receita com os direitos de transmissão dos seus jogos para "substituir passivos". Perante este encaixe, decidiu não aumentar o valor da emissão obrigacionista.

O Futebol Clube do Porto antecipou receita dos direitos de transmissão televisiva dos seus jogos. Utilizando o contrato que tem com a Altice, fez uma cessão de créditos associada ao acordo o que lhe permitiu encaixar imediatamente 100 milhões de euros que vai utilizar para substituir passivos. Com este dinheiro a entrar nas contas, a SAD abdicou de aumentar o valor da emissão obrigacionista que está a decorrer.

A SAD “procedeu à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva dos jogos disputados pela equipa principal de futebol, na qualidade de visitado, na Primeira Liga, celebrado a 26 de dezembro de 2015, entre a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD e a PT Portugal (posteriormente cedido à Altice Picture)”, diz em comunicado enviado à CMVM.

“Os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao reembolso integral das mesmas, tendo ficado assegurados mecanismos contratuais necessários para que a Futebol Clube do Porto SAD possa recuperar a titularidade ou benefício económico dos créditos, uma vez terminada a operação”, explica.

Esta operação permitiu um encaixe financeiro no montante de 100 milhões de euros, dinheiro que vai conferir à SAD liderada por Pinto da Costa uma “maior estabilidade na referida estrutura financeira. As receitas líquidas desta cessão destinar-se-ão a substituir passivos, maioritariamente financeiros”, refere a SAD, revelando que perante este encaixe, vai manter o valor da emissão de obrigações.

A SAD “tomou a decisão de não exercer a opção de aumento do montante do empréstimo obrigacionista ‘FC PORTO SAD 2018-2021’, fixando-se o mesmo em 35 milhões de euros, 10 milhões abaixo do empréstimo obrigacionista que o precedeu”, remata. Nesta operação, a SAD azul e branca está a pagar uma taxa de juro 4,75%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto cede créditos do contrato com a Altice. Encaixa 100 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião