A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

No exercício de reprogramação do Portugal 2020, a Comissão Europeia sugere ao Governo português que equacione usar o Plano Juncker ou financiamento privado para o sistema de mobilidade urbana, onde se inclui a expansão do Metro de Lisboa e Porto, o Metro do Mondego e a Linha de Cascais. O desequilíbrio das Administrações Públicas fixou-se em 2.022 milhões de euros até abril deste ano, num período em que os reembolsos aumentaram 25% em relação ao ano passado.

O Governo português apresentou, em março, os traços gerais do exercício de reprogramação do Portugal 2020 à Comissão Europeia. Os serviços técnicos estavam a analisar a proposta e, segundo apurou o ECO junto de fonte comunitária, o Executivo teve já algumas chamadas de atenção, nomeadamente ao nível do financiamento da expansão dos metros de Lisboa e do Porto, mas também do apoio às PME. Governo garante que não foi levantado qualquer obstáculo.

O défice das Administrações Públicas agravou-se em 165 milhões de euros até abril deste ano, relativamente a igual período do ano passado. O défice está agora em 2.022 milhões de euros em contabilidade pública. A penalizar as contas públicas esteve o IRS automático, que este ano foi alargado a mais agregados e que acelerou o número de reembolsos feitos neste período.

João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido, avança o Público (acesso condicionado). Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão permanente do partido, será a nova porta-voz dos socialistas, enquanto Ana Catarina Mendonça Mendes se mantém como a secretária-geral adjunta. A eleição da nova comissão permanente terá lugar na primeira reunião da comissão nacional após o 22.º Congresso do PS, que está a decorrer na Batalha até domingo.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, esta sexta-feira, e já está a fazer tremer os empresários portugueses. Do medo das pesadas multas à confusão em relação a determinados requisitos, muitas são as dúvidas que estão a abalar as empresas. Por isso, o IAPMEI juntou-se ao Instituto Português de Acreditação e ao Instituto Português da Qualidade e criou um novo portal de apoio, no qual se encontra “um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes”.

Perante o cerco político a Mariano Rajoy, após a moção de censura apresentada pelos socialistas contra o líder do Governo espanhol, a bolsa de Madrid mergulhou em força para terreno negativo, com o setor financeiro no centro da pressão vendedora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião