CaixaBI: Venda na Corticeira Amorim “será benéfica para o título”

Corticeira derrapa em bolsa, mas analistas do CaixaBI acreditam que a venda de 10% de Américo Amorim vai aumentar liquidez do título.

As ações da Corticeira Amorim até podem estar a afundar 10% na bolsa, mas os analistas do CaixaBI acreditam que a venda da posição de 10% da parte da Amorim International Participations e a Investmark, sociedades detidas por António Ferreira Amorim e por Américo Ferreira Amorim, “vai ser benéfica para o título”.

“Na sequência do anunciado Accelerated Bookbuilding, o free float da Corticeira Amorim irá subir para 25% (dos atuais 15%), contribuindo para o aumento da liquidez do título, bem como para a melhoria da sua representatividade no índice PSI-20″, afirma o CaixaBI numa nota de investimento. “Acreditamos que o free float adicional resultante desta venda se mostrará benéfico para o título. Irá criar condições para que removamos o desconto de 10% atualmente aplicado à nossa estimativa de valor justo”, acrescentam os analistas do banco de investimento.

"Na sequência do anunciado Accelerated Bookbuilding, o free float da Corticeira Amorim irá subir para 25% (dos atuais 15%), contribuindo para o aumento da liquidez do título, bem como para a melhoria da sua representatividade no índice PSI-20.”

CaixaBI

As ações da produtora de cortiça chegaram a cair cerca de 11% durante a manhã, estando neste momento a registar um perda superior a 7% até 7,998 euros. Refletindo a pressão vendedora que registou nas primeiras horas da negociação, até ao momento já foram trocados mais de 440 mil títulos da Corticeira Amorim, 13 vezes mais do que a média diária observada nos últimos 12 meses. Desde o início do ano, a Corticeira acumula um ganho de 30%, quando o índice nacional regista uma perda de 15%.

“Iremos aguardar pela divulgação das condições de venda da participação na US Floors antes de procedermos ao ajuste da nossa avaliação”, diz o CaixaBI.

Corticeira Amorim termina a semana em queda

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

A Amorim International Participations e a Investmark, sociedades detidas por António Ferreira Amorim e por Américo Ferreira Amorim, vão encaixar 105,07 milhões de euros com a venda de 10% do capital da Corticeira Amorim. Cada ação foi vendida a um preço de 7,9 euros, que representou um desconto de mais de 8,5% face à última cotação de fecho. Em comunicado enviado esta quinta-feira à noite à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários CMVM) a empresa liderada por António Rios Amorim diz que a oferta particular de venda de 10% da Corticeira, lançada durante o dia de quinta-feira foi concluída com sucesso.

“Com o principal acionista a vender 10% do capital da empresa junto de investidores institucionais, o mercado ajustou em baixa. Esta operação em específico representa uma colocação significativa do capital da empresa, o que poderá ajudar a explicar uma desvalorização tão expressiva em bolsa”, explicava ao ECO Steven Santos, gestor do BiG. “Além disso, muitos investidores parecem ter aproveitado para tomar mais-valias, visto que a ação atingiu recentemente máximos históricos. A Corticeira Amorim foi uma das poucas ações nacionais a viver um bull market em 2016″, acrescentou.

Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBI: Venda na Corticeira Amorim “será benéfica para o título”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião