FC Porto levanta 35 milhões em obrigações. Investidores queriam 65 milhões

Depois da conquista do campeonato, o FC Porto continua a somar êxitos... fora de campo. A SAD portista obteve 35 milhões de euros através de um empréstimo obrigacionista.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, oferece a camisola dos campeões nacionais ao presidente da Euronext Lisbon, Paulo Rodrigues da Silva.Paula Nunes/ECO

Depois de conquistado o campeonato nacional, o FC Porto continua a somar êxitos… fora de campo. Os portistas conseguiram levantar 35 milhões de euros através de um novo empréstimo obrigacionista. Mas os investidores queriam mais. As ordens colocadas no sistema praticamente duplicaram o total pretendido.

De acordo com os dados apurados pela Euronext, foram registadas ordens num valor total de 65 milhões de euros no final do prazo de subscrição. Ou seja, a procura ficou 1,87 vezes acima do que os dragões pretendiam levantar neste empréstimo obrigacionista. Só no primeiro dia, por estas obrigações em que SAD portista paga um juro anual de 4,75%, as ordens de subscrição ascenderam a 28 milhões.

Mais de 3.000 mil investidores acorreram a esta operação. A maior parte deles investiu entre 100 euros e 1.000 euros: 1.864 obrigacionistas, correspondentes a 58% do total dos investidores. E 133 investidores colocaram ordens superiores a 50 mil euros.

“Que fique claro que os investidores que acorrem às emissões do FC Porto são sempre pequenos aforradores, são pequenas poupanças que aqui são investidas”, declarou Fernando Gomes, administrador financeiro da SAD. “Não se pense que seja por causa da militância e simpatia pelo FC Porto. No país todo há procura pelas obrigações. Isso tem a ver com a qualidade do produto e a segurança do produto. O FC Porto tem um bom nome, basta ver a facilidade com que colocámos esta operação”, disse ainda.

"No país todo há procura pelas obrigações. Isso tem a ver com a qualidade do produto e a segurança do produto. O FC Porto tem um bom nome, basta ver a facilidade com que colocámos esta operação.”

Fernando Gomes

Administrador financeiro da SAD do FC Porto

Os responsáveis portistas ainda deixaram em aberto a possibilidade de aumentar a oferta. Porém, depois de terem cedido créditos do contrato televisivo com a Altice como colateral numa emissão de obrigações titularizadas, um negócio que permitiu um encaixe de 100 milhões de euros, a SAD dos dragões abdicou de aumentar o valor da emissão obrigacionista que estava a decorrer.

O dinheiro agora amealhado servirá sobretudo para refinanciar operações que vencerão em breve, em concreto, o reembolso do empréstimo obrigacionista denominado FC Porto SAD 2015-2018, no montante de 45 milhões. Além disso, vai ajudar a financiar a atividade corrente da sociedade, nomeadamente o pagamento a fornecedores.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto levanta 35 milhões em obrigações. Investidores queriam 65 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião