FMI diz que negociações para empréstimo à Argentina estão avançadas
"As conversações estão a correr bem e estão avançadas", declarou Gerry Rice, acrescentado que espera "que a direção do FMI se reúna em breve"
As negociações entre a Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) tendo em vista um programa de assistência financeira ao país estão avançadas, indicou esta quinta-feira o porta-voz da instituição, Gerry Rice.
“As conversações estão a correr bem e estão avançadas“, declarou Gerry Rice em conferência de imprensa. “Fizemos muitos progressos e espero que a direção (do FMI) se reúna em breve” para um acordo, acrescentou.
O porta-voz do FMI disse não estar em condições de divulgar o montante do empréstimo ou qualquer prazo, mas disse ter esperança num reforço da economia argentina após chegar a acordo com a instituição.
No passado dia 8 de maio, numa mensagem em vídeo publicada no Facebook, Mauricio Macri confirmou que a Argentina estava, mais uma vez, a pedir ajuda financeira ao FMI: “Falei com Christine Lagarde, diretora da instituição, e ela confirmou que vamos começar a trabalhar num acordo hoje”, sublinhou o presidente, referindo que com esta decisão pretende prevenir “uma grande crise económica”.
Na base deste pedido estão as dificuldades que o país atravessa, nomeadamente a desvalorização da moeda e um défice orçamental elevado. De acordo com o político, a “linha de apoio financeiro” em causa irá permitir à Argentina apostar no seu “crescimento e desenvolvimento”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
FMI diz que negociações para empréstimo à Argentina estão avançadas
{{ noCommentsLabel }}