Prisa deixa cair acordo com a Altice para a venda da TVI

  • ECO
  • 16 Junho 2018

No dia seguinte à data-limite fixada para a venda da Média Capital à Altice, e ainda sem negócio feito, a Prisa já decidiu que deixa cair a operação.

A Media Capital vai continuar a ser dos espanhóis da Prisa. Quase um ano depois do anúncio do negócio com a Altice, e na ausência de avanços no processo para a conclusão da operação até 15 de junho, a data-limite acordada entre as duas partes para concretizar a operação, a Prisa deu por terminado o compromisso com a empresa liderada por Patrick Drahi. Rescindiu o contrato, querendo agora, à luz da sua nova situação financeira e dos próprios resultados da Média Capital, ficar com a dona da TVI.

A Altice e a Prisa tinham fixado a data de 15 de junho para concluir o negócio de compra de 94,69% da Media Capital. Como explicam fontes do setor este sábado ao jornal online espanhol El Confidencial, depois da decisão da Autoridade da Concorrência de não aceitar os compromissos da Altice e da decisão do operador franco-israelita de não apresentar alternativas, o negócio estava comprometido, como o ECO, de resto, já tinha avançado. Agora, passada a data de 15 de junho, a Prisa deu o passo que faltava para “matar” o negócio, rompendo o acordo, confirmou o ECO junto de fontes que acompanham a operação.

Segundo o El Confidencial, o acordo inicial previa o pagamento da Altice à Prisa de 440 milhões de euros, mas, entretanto, terá havido um ajustamento no preço, por razões não explicitadas pelo jornal, para um valor em torno dos 321 milhões. Seria uma receita muito relevante para o processo de reestruturação financeira da Prisa, mas, entretanto, o grupo espanhol realizou um aumento de capital, acompanhado de um novo plano de reestruturação de dívida, o que tornou menos necessária a venda de um ativo que dá lucros e liberta dividendos.

Com esta iniciativa da Prisa, ainda não confirmada oficialmente, aguarda-se agora uma comunicação da própria Altice, que poderá surgir nas próximas 48 horas, confirmando o fim do negócio. O grupo de telecomunicações esperava por uma decisão preliminar da Autoridade da Concorrência nesta sexta-feira que, como o ECO revelou, não existiu. E o regulador só deverá comunicar um projeto de decisão definitiva no próximo dia 21, data da reunião do conselho de administração. Com o resultado esperado: sem novos compromissos da Altice, a compra da Média Capital põe em causa a concorrência e os direitos dos consumidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prisa deixa cair acordo com a Altice para a venda da TVI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião