TC vai notificar gestores da CGD

  • ECO
  • 6 Novembro 2016

Luís Marques Mendes diz, na SIC, que o Tribunal Constitucional vai notificar os gestores da CGD para entregarem a declaração de património.

António Domingues, bem como os restantes gestores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), deverão ser notificados para apresentarem as suas declarações de rendimentos pelo Tribunal Constitucional.

“Segundo apurei, o mais provável é o TC secundar a interpretação do Presidente e notificá-los mesmo a apresentar as declarações”, disse Luís Marques Mendes, comentador da SIC, no comentário habitual ao domingo na estação de Carnaxide.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu, no final da semana, a importância da transparência, “que permita declarar rendimentos e património à partida e à chegada, isto é, no início e no termo do mandato”. A entrega destas declarações ao TC por parte da administração da CGD é parte essencial dessa transparência.

Segundo apurei, o mais provável é o TC secundar a interpretação do Presidente e notificá-los mesmo a apresentar as declarações.

Marques Mendes

Marques Mendes diz que Marcelo “fez-lhes [aos administradores da CGD] um xeque-mate: têm de apresentar declaração”. No caso de “o TC ter outra interpretação, a Assembleia da República fará nova lei” e, por fim, caso não aceitem, “demitam-se”, diz. “Xeque-mate”, rematou.

“Os gestores deixaram-se colocar numa posição insustentável”, acrescentou o comentador, salientando que “não têm o apoio de nenhum partido” e que “António Costa tirou-lhes o tapete“. António Costa que, diz Marques Mendes, foi apoiado por Marcelo, ao mesmo tempo que o Presidente deu “uma monumental bofetada” no ministro das Finanças, Mário Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TC vai notificar gestores da CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião