Grupo KKR “perto” de comprar torres de telecomunicações da Altice em França

Segundo a Reuters, o grupo KKR está a finalizar um acordo com a Altice para a aquisição de uma posição na subsidiária que gere as torres da Altice à venda em França.

O grupo KKR estará “perto” de fechar um acordo com a Altice para a compra de uma posição minoritária no negócio das torres de telecomunicações da empresa em França. A notícia foi avançada pela Reuters, que cita três fontes próximas da operação.

O acordo entre as duas companhias está a ser “finalizado”, sendo que o grupo de investimento norte-americano KKR deverá investir na subsidiária que gere estes ativos da Altice através do seu próprio fundo de investimento em infraestruturas. Em março, a Bloomberg já tinha dado conta do interesse da KKR nas torres da Altice.

A Altice, que detém a SFR em França e a Meo em Portugal, pôs vários pacotes de torres de telecomunicações à venda na Europa, incluindo 3.000 torres de telecomunicações da Meo, um negócio que poderá ser fechado ainda este semestre, não havendo qualquer confirmação oficial sobre a identidade dos interessados.

Segundo a Reuters, o negócio entre a KKR e a Altice será a aquisição de uma participação minoritária na subsidiária da empresa fundada por Patrick Drahi. A oferta da KKR ter-se-á saído vencedora mas, na mesa, estariam outras propostas da Blackstone e de um consórcio do qual fariam parte os ramos de investimento das seguradoras Allianz e Axa.

A venda das torres de telecomunicações não implica a redução da cobertura de rede móvel das operadoras detidas pela Altice. Isto porque a empresa só está a alienar a estrutura metálica que suporta os equipamentos, um ativo que se enquadra na categoria de património imobiliário e é visto como um investimento de longo prazo.

O grupo Altice esteve envolvido em diversas operações de aquisição de outras empresas ao longo dos últimos anos, apostando desta forma no crescimento inorgânico. A estratégia levou o grupo a acumular uma dívida que chegou a ultrapassar os 50 mil milhões de dólares. Atualmente, a Altice tem uma dívida equivalente a mais de duas vezes as suas receitas anuais, segundo a agência.

No ano passado, o mercado temeu pela liquidez da Altice para abater este passivo e a empresa esteve a cair significativamente na bolsa de Amesterdão durante várias semanas. O grupo acabou por anunciar um programa de venda de ativos, no qual se insere a venda das torres de telecomunicações.

Sabe-se que a American Tower também estaria interessada em alguns destes ativos. Em maio, o Expresso noticiou que o ex-ministro da Economia António Pires de Lima, e o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro, também estão entre os potenciais compradores das torres que a Altice está a vender em Portugal.

Esta terça-feira, as ações da Altice estão a cotar na bolsa de Amesterdão nos 3,28 euros, uma queda de 1,97% face à sessão anterior. Em Portugal, a empresa também foi notícia esta segunda-feira por ter deixado cair o negócio da compra da Media Capital aos espanhóis da Prisa, pelo qual oferecia 440 milhões de euros. Em causa, a falta de uma decisão do regulador da concorrência dentro do prazo útil estipulado pelas companhias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo KKR “perto” de comprar torres de telecomunicações da Altice em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião