Investidores estrangeiros fogem da Catalunha e apostam em Madrid
A tendência não é comum a todo o território espanhol, sendo que em Madrid investiu-se mais 81,3% que no período homólogo. Na Catalunha caiu 61,7%.
No primeiro trimestre deste ano, a economia catalã recebeu menos 556,58 milhões de euros de investimento estrangeiro do que tinha recebido nos mesmo período do ano passado, altura em que o movimento independentista ainda se tinha manifestado. Representa uma queda de 61,7%.
Como aponta esta quinta-feira o Expansión, a tendência não é comum a todo o território espanhol sendo que, no mesmo período, Madrid recebeu mais 81,3% de investimento — ou seja, mais de dois mil milhões de euros — que no período homólogo.
Ainda assim, as fortes quebras no investimento em território catalão, mas também no País Basco fizeram com que o total de investimentos em Espanha tenha caído 236 milhões de euros neste período.
Em reação a estes números, a conselheira do Governo catalão para as empresas, Àngels Chacón, tentou minimizar a sua importância, considerando que não se pode ser fatalista. “Temos visto que todas as informações negativas e pessimistas têm sido corrigidas”, apontou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investidores estrangeiros fogem da Catalunha e apostam em Madrid
{{ noCommentsLabel }}